Anúncios
O consumo de energia elétrica por estado varia em todo o Brasil. Dessa forma, os estados mais populosos geralmente são aqueles que possuem um maior uso desse recurso.
Entender as relações de consumo de energia elétrica por estado é fundamental para compreender sua distribuição. Portanto, é preciso entender também quais são as principais fontes de energia e onde elas se encontram.
Vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre consumo de energia elétrica por estado. Com essa informação você poderá fazer análises mais completas sobre esse assunto.
Como funciona o consumo de energia elétrica por estado?

O Brasil é um dos maiores países do mundo, tanto em extensão territorial quanto em número de habitantes. Sendo assim, a demanda de energia elétrica é muito alta internamente.
Anúncios
De maneira geral, cada região do território brasileiro possui uma demanda diferente. Apesar de se tratar de um país de tamanho continental, as características regionais e o tamanho da população vão influenciar no consumo de energia elétrica por estado.
Vale destacar que as muitas indústrias com instalações por todo o país também impactam no consumo de energia elétrica de uma região. Isso porque indústrias demandam uma grande quantidade de energia para funcionar.
No Brasil, você encontrará grandes contrastes quando o assunto é consumo e produção de energia elétrica. Enquanto alguns estados se destacam pela grande produção e baixo consumo, outros são justamente o oposto.
Existem diferentes fontes de energia em uso no país, com destaque para as renováveis. O Brasil é um expoente de destaque quando o assunto são fontes de energia que causam menor impacto ao meio ambiente.
É importante que você conheça as diferentes relações entre produção e consumo de energia elétrica nos estados brasileiros. Dessa forma, você poderá analisar o panorama completo da questão energética no território brasileiro.
Qual estado consome mais energia elétrica?
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) é a responsável por reunir e divulgar dados com relação ao consumo de energia elétrica no Brasil. Desse modo, a EPE presta serviços para o Governo Brasileiro, com foco para sua atuação junto ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Você pode acessar o site da EPE para ficar por dentro de notícias sobre questões energéticas. Esse é um assunto em alta e que muitas vezes está presente em vestibulares e concursos.
Dito isso, com base em dados da EPE, é possível saber que no ano de 2023 o Brasil consumiu cerca de 561,6 terawatts-hora (TWh) de energia elétrica. Por sua vez, apenas a região Sudeste representa quase metade de todo esse consumo.
Dentro da região Sudeste, São Paulo é o estado que lidera o consumo de energia elétrica. Sendo assim, cerca de 132 TWh foram necessários para abastecer esse que é o estado mais populoso do país em 2023.
Além do grande número de habitantes, vale destacar que São Paulo também conta com uma forte atividade industrial, agrícola e econômica, que impactam diretamente no consumo de energia elétrica, assim como o consumo de energia em aparelhos domésticos, em menor escala.
Outros estados que se destacam
Como dito anteriormente, o Sudeste é a região que mais consome energia elétrica no Brasil. Dessa maneira, além de São Paulo, outros estados da região também estão entre os que mais usam eletricidade.
O segundo estado com maior demanda de energia elétrica é Minas Gerais, que utilizou 56 TWh em 2023. Enquanto isso, logo depois, o Rio de Janeiro, também da região Sudeste, fecha o top 3 com um consumo de cerca de 40 TWh.
A região Sul também possui estados na lista dos que mais consomem energia elétrica: o Paraná demandou 31 TWh em 2023 e o Rio Grande do Sul utilizou 30 TWh.
Por fim, o primeiro representante do Nordeste é a Bahia, que teve um consumo de 25 TWh no ano analisado. Sendo assim, essa é uma análise importante para entender as necessidades de cada região.
O planejamento de abastecimento energético de cada região é feito com cuidado e com base em dados como esses. Além disso, é importante ter em mente que no primeiro semestre de 2024, o consumo médio de energia elétrica no Brasil aumentou 6,8% de maneira geral.
Em 2024 o país bateu recordes históricos no que se refere ao consumo de energia. Esse acontecimento possui diversos fatores por trás e a tendência é que o registro de novos recordes aconteça nos próximos anos.
Fontes de energia renováveis no Brasil

A maior parte da energia que é produzida no Brasil vem das usinas hidrelétricas. Neste caso, a força da água é responsável pela geração de energia que abastece grande parte do país.
Apesar de se tratar de uma fonte de energia renovável e limpa, as usinas hidrelétricas causam impactos consideráveis ao meio ambiente. Entretanto, o uso de fontes de energia menos nocivas à natureza também está em crescimento no território brasileiro.
O Nordeste brasileiro, por exemplo, vem liderando a produção de energia eólica. Esse tipo de energia utiliza a força dos ventos em turbinas para gerar energia elétrica.
Destacamos que o Rio Grande do Norte é o grande gerador de energia eólica na região e no país como um todo, com impressionantes 9,9 gigawatts (GW) de potência instalada.
Por sua vez, outros estados do Nordeste também seguem investindo nesta fonte renovável de energia com sucesso, com destaque para Bahia (9,0 GW), Piauí (4,0 GW) e Ceará (2,5 GW).
As condições climáticas no Nordeste são favoráveis para a geração de energia eólica. Dessa maneira, os ventos na região são constantes e estão presentes em todas as estações do ano. Apesar de estar na outra extremidade do país, o Rio Grande do Sul também se destaca com 1,8 GW instalados em 2023.
Vale ressaltar que isso tudo só é possível graças a políticas de incentivo à geração renovável. Portanto, existe a expectativa para que a geração de energia eólica continue crescendo no país.
Conclusão sobre consumo de energia elétrica por estado
O consumo de energia elétrica por estado varia muito de acordo com a região. Sendo assim, vários fatores impactam o quanto um estado vai consumir de energia durante o ano.
Na região Sudeste, como há um grande número de indústrias, empresas e o maior centro populacional do país, quase metade de toda a energia produzida no Brasil é consumida.
Diferentemente de outros países, no território brasileiro há uma grande variedade de fontes de energia, sendo a maioria delas renováveis. Desse modo, cada região do país possuí suas próprias necessidades e características.
