Anúncios
Sem dúvidas, o consumo familiar é uma das principais bases fundamentais para a economia e o desenvolvimento de qualquer nação. Além de ser um indicativo bem importante como base para empresas. Sem contar que a medida dos gastos e os desejos do consumidor podem acabar auxiliando no processo de venda e oferecimento de variados produtos.
O consumo familiar quando realizado de forma desenfreada pode acabar ocasionando diversos problemas para a família, como: problemas financeiros, pessoas com gastos compulsivos e dívidas inesperadas. Afinal, para o consumo se transformar em descontrole é necessário muito pouco.
Dessa forma, se você deseja saber como controlar o consumo familiar para conseguir ter um controle financeiro e de quebra garantir melhorias na sua vida financeira e de sua família, continue a leitura do artigo até o fim,
O que é necessário para um consumo familiar controlado?
Em primeiro lugar, o consumo familiar tem crescido cada vez mais e por mais que seja um bom indicativo para a economia e para que empresas consigam ter uma noção do que estão vendendo e controle dos produtos, é fundamental que ele seja feito de forma controlada. Afinal, o descontrole financeiro familiar se dá muito por conta de um consumo excessivo, o que consequentemente acaba acarretando em dívidas.
Dessa forma, em muitos casos as famílias acabam se endividando por não terem conhecimento da verdadeira situação financeira na qual se encontram. Sem ter uma visão das finanças, as pessoas acabam ignorando o impacto de certos gastos em suas vidas que acabam as levando a inadimplência.
Anúncios
Por esse motivo, o primeiro passo para colocar o consumo familiar em ordem é catalogar todas as despesas da família. Mas como fazer o controle financeiro? A resposta é simples: você pode começar utilizando um caderno de anotações para mapear os gastos e ganhos de todos os membros da casa.
Com o decorrer do tempo você pode adotar uma ferramenta que você tenha mais intimidade (Como uma planilha ou aplicativo de controle financeiro) para poder otimizar o seu tempo e deixar essa tarefa ainda mais rápida. O Orçamento Fácil é um app de controle financeiro que pode te ajudar nesse momento facilitando ainda mais sua rotina (https://fastbudget.app/localized.)
Anúncios
Depois que você anotar todas as despesas de cada membro da sua casa, como por exemplo. Caso você tenha filho pequeno anote em média quanto de fralda você costuma gastar por mês, leite e etc. Dessa forma, você pode separar os gastos por categoria e deixar de lado os que são menos importantes para sua família.
Qual a importância do controle financeiro familiar?
Uma coisa é você poupar dinheiro todos os meses para comprar um imóvel ou então trocar de carro. Outra é você e os membros da sua família pouparem dinheiro juntos para um objetivo em comum. Isso porque dessa forma vocês conseguirão atingir o objetivo muito mais rápido, além de fazer um consumo familiar mais controlado.
Sendo assim, a importância do consumo familiar está nos resultados positivos que ele trás para todos, como por exemplo:
- A família passa a ter noção de quanto recebem mensalmente e quanto gasta;
- A família se une por um objetivo em comum, como por exemplo economizar e diminuir os gastos para poderem fazer uma viagem de férias que beneficiará todos;
- Além da economia e de diminuir um consumo desnecessário, podem realizar alguns planos que beneficia a todos e consequentemente estimula para continuarem tendo controle financeiro;
- As conquistas frequentes da família e dedicação em conjunto acabam contribuindo para substituir um lar de preocupação e descontrole por um de harmonia, controle financeiro e bem-estar;
- O controle financeiro se torna um estilo de vida e mostra para todos que o consumo familiar pode ser feito sim, porém de forma controlada e sempre pensando nos benefícios para todos, como uma família.
- Os livros para educação financeira são um grande aliado do controle financeiro.
Minimize os gastos e aumente os ganhos
Quanto maior for o planejamento financeiro para as compras e os momentos de lazer em família. Menor será a ocorrência das compras feitas por impulso, as grandes vilãs do controle financeiro. Sendo assim, sempre que possível busque unir esforços dos integrantes da sua casa para poder comprar sempre à vista.
Desse modo, é possível negociar bons descontos, além de não precisar arcar com parcelas que acabarão pesando o orçamento da família por vários meses seguidos. Lembre-se que para essas aquisições serem realizadas é preciso sempre continuar registrando as receitas e despesas.
Por esse motivo, procure criar o hábito de separar um tempo para poder verificar todas as contas e planejar tudo que será comprado nos próximos meses. Além disso, vale a pena conversar com a família toda para buscar fontes de renda fixa que possam possibilitar um ganho mensal melhor. Dessa forma, isso também trará uma folga financeira para poder comprar mais a vista e gastar menos dinheiro com juros e parcelas.
Guarde dinheiro – Consumo familiar
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que as pessoas que possuem sucesso financeiro são aquelas que investem e expandem seus ganhos. Ou seja, guardar uma quantia mensalmente e depois investir esse dinheiro. Sendo assim, sem saber como economizar dinheiro dificilmente você conseguirá desfrutar de uma tranquilidade financeira maior.
Inclusive, é fundamental lembrar que a vida sempre está sujeita a se deparar com imprevistos no meio do caminho. Dessa maneira, não é por acaso que todos os especialistas do universo financeiro concordam sobre a importância de ter uma reserva financeira de emergência para quando algo acontecer você está preparado. Fazendo isso, você não precisará tirar dinheiro do orçamento da família.
O principal objetivo dessa reserva financeira é justamente cobrir os gastos eventuais que acabam surgindo fora do planejamento familiar. Quando você faz isso é possível manter o orçamento da família intacto sem causar um desfalque que irá acabar te prejudicando adiante ou causando alguma falta.
Apesar de não haver consenso sobre o tamanho de uma reserva financeira, é importante que o valor seja o suficiente para cobrir emergências inesperadas. Como por exemplo, um problema de saúde ou a perda do emprego. Além disso, é importante ter disciplina e foco para não usar esse dinheiro para outras coisas que não forem necessárias.
Conclusão sobre consumo familiar
Por fim, o consumo familiar deve ser realizado de forma controlada, afinal, a partir dele é possível fazer a economia andar e as empresas terem mais controle sobre os produtos que elas disponibilizam no mercado.
Entretanto, é fundamental que o consumo familiar e o controle financeiro andem de mãos dadas para que os gastos em família sejam sempre controlados para não acabar acarretando em dívidas ou até mesmo descontrole financeiro.
Por esse motivo, é fundamental que a educação financeira esteja presente na vida das famílias para que junto com os outros conceitos citados anteriormente seja possível ter o consumo familiar e uma estabilidade financeira ao mesmo tempo.