Dicas para Reduzir Consumo de Energia: 7 Formas Práticas!

Dicas para Reduzir Consumo de Energia: Comece a Economizar Mais!

dicas para reduzir consumo de energia

Anúncios

As dicas para reduzir consumo de energia em casa é uma escolha inteligente e consciente. Isso porque para que a economia possa ser gerada, é necessário se adequar a novos hábitos diários que vão além de apenas apagar a luz de um cômodo.

Além disso, as dicas para reduzir consumo de energia para darem certo precisam ser aplicadas diariamente e consequentemente fazer parte da sua rotina e de sua família para que todos consigam colher os frutos posteriormente.

Sendo assim, se você está em busca de dicas para reduzir consumo de energia, ficamos felizes em dizer que você está no lugar certo. Vamos te ajudar a facilitar esse processo com práticas simples e acessíveis para toda família conseguir ajudar. Fique com a gente até o final do artigo e tenha uma excelente leitura!

Dicas para reduzir consumo de energia

dicas para reduzir consumo de energia
Aprenda como economizar energia elétrica (Fonte: Canva)

Desde atitudes mais simples, como por exemplo, aproveitar a iluminação natural ao invés de acender as luzes da casa até outras mais técnicas como é o caso do posicionamento de cada eletrodoméstico. Tudo pode ajudar a contribuir para deixar a sua conta de luz no final do mês mais barata ou mais cara.

E o resultado disso depende totalmente de você e dos outros membros da sua casa. Por isso, é fundamental ter consciência de que suas ações são responsáveis pelos resultados posteriores, assim como o consumo consciente da água. Sendo assim, se eles não estão te agradando, é necessário começar a fazer mudanças.

Anúncios

Mas calma, saiba que é possível sim começar a economizar e por isso trouxemos dicas para reduzir consumo de energia para te ajudar durante esse processo, acompanhe:

1- Use lâmpadas de LED

Em primeiro lugar, uma opção mais econômica que aplicada na sua casa são as lâmpadas de LED. As famosas lâmpadas brancas costumam ser cerca de 80% mais econômicas quando comparadas com as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Anúncios

Com sua popularização crescendo nos últimos anos, o item acabou se tornando uma opção mais acessível, podendo ser encontrado nos estabelecimentos a partir de R$5 reais. Ou seja, o valor delas não é tão diferente das lâmpadas tradicionais (transparentes).

Sendo assim, começar a fazer essas trocas nas lâmpadas da sua casa pode acabar contribuindo para um resultado mais tranquilo na sua conta de energia no final do mês.

2- Iluminação natural – Dicas para reduzir consumo de energia

Sabemos que essa é uma questão óbvia, mas não existe nada melhor do que usar a iluminação natural dos ambientes. Dessa forma, procure explorar e abrir as janelas da sua casa mantendo todas as cortinas bem abertas de forma que garanta a entrada da luz natural em todos os cômodos da sua casa.

Fazendo isso, você evita precisar acender as lâmpadas durante o dia e consequentemente consegue economizar. Muitos não sabem, mas a própria escolha da coloração de paredes e teto acaba influenciando na claridade do seu ambiente.

Por isso, procure optar por tons de paredes e tetos mais claros, isso porque eles refletem a luz mais facilmente e de quebra garante mais claridade para a sua casa.

3- Controle a intensidade da luz artificial

Sabe aquele cômodo que normalmente você não usa muito ao longo do dia? Que tal colocar sensores de presença para conseguir diminuir o consumo de energia no local? Fazendo isso, as lâmpadas vão se apagar automaticamente quando não tiver ninguém nele.

Uma alternativa bem bacana é usar um dimmer em alguns interruptores em sua casa. Dessa forma, para quem não conhece, um dimmer é um variador de luminosidade que permite regular a intensidade da luz em um cômodo. E consequentemente ela ajuda na hora de diminuir o desperdício de energia.

4- Tire os eletrônicos da tomada – Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica

Mesmo estando na função Stand-by os eletrônicos continuam consumindo energia elétrica. Se você considera esse consumo baixo, saiba que somando todos os objetos eletrônicos da sua casa no modo de espera. Eles podem acabar sendo responsáveis por até aproximadamente 12% do consumo da luz.

5- Não deixe a geladeira próxima ao fogão

Logo falaremos especificamente um pouco mais sobre como conseguir economizar energia elétrica com a geladeira. Mas já vamos deixar registrado por aqui uma dica bônus: Ela não deve ficar perto do fogão de jeito nenhum.

Assim, como existe uma diferença de temperatura muito grande entre os dois quando estão ligados. Acaba sendo exigida energia em excesso para que os dois consigam fazer seu trabalho como o esperado.

Dessa forma, a saída para isso não acontecer e você não precisar gastar uma fortuna na sua conta de energia é tentar posicionar sua geladeira e fogão longe um do outro.

6- Opte por eletrodomésticos mais eficientes

A famosa frase do “Barato sai caro” é bem útil quando o assunto é eletrodomésticos e conta de energia elétrica. Sendo assim, preferir os modelos mais em conta, mas que tenham menos potência e uma eficiência energética baixa (escala E) é uma pequena demonstração disso.

Por esse motivo, antes de comprar preste bastante atenção no selo do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para saber mais você pode acessar: www.gov.br. Dessa forma, procure dar prioridade para eletrodomésticos A, os com maior eficiência. Resumidamente, eles costumam puxar menos energia.

7- Use sua máquina de lavar com sabedoria

Sem dúvidas, a máquina de lavar pode acabar sendo uma vilã da economia de energia. Entre as dicas para reduzir o consumo de energia desse eletrodoméstico em particular, estão:

  1. Evite lavar roupa em pequena quantidade, dessa forma, espere sempre acumular uma boa quantidade para conseguir usar os ciclos máximos de uso;
  2. Procure dosar o uso do sabão e amaciante para conseguir diminuir a necessidade de fazer múltiplos enxágues;
  3. Diminua o número de opção de secagem, caso tenha disponível. Isso porque ela tende a exigir mais energia do aparelho.

Conclusão sobre dicas para reduzir consumo de energia

Como você pode ver ao longo do artigo, as dicas para reduzir consumo de energia são bem simples e podem ser aplicadas em sua rotina diária. Por exemplo, trocar as lâmpadas pelas de LED é uma dica bem útil e econômica.

Além disso, tirando as dicas que demos durante o artigo, existem aquelas bem óbvias: desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando e a torneira enquanto lava as louças e não se esqueça de desligar as luzes quando se retirar de um cômodo. 

Quando colocadas em prática de forma constante, essas dicas acabam fazendo toda diferença no resultado final da sua conta de luz. Além disso, procure sentar e conversar com a família toda sobre as mudanças que precisam ser feitas na casa para o bem de todos.

Neste momento é necessário unir forças para que a economia possa ser feita e a consequência dessas mudanças é para a família toda. Afinal, com o dinheiro economizado é possível prover mais momentos de lazer, comidas e produtos para toda a família. Por isso, não tenha vergonha de ter uma conversa e pedir a colaboração de todos que moram com você, independente da idade.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.