Documentos Para Comprar Um Carro: Economize com Despachante

Documentos Para Comprar Um Carro: Economize com Despachante

Documentos Para Comprar Um Carro

Anúncios

Saiba quais os documentos são necessários para comprar um carro novo ou seminovo. Hoje vamos avaliar e decifrar quais são os documentos para compra de carros novos e seminovos. 

Você que está passando por esse processo pode ficar tranquilo, pois vamos ajudar. Muitas pessoas preferem de fato contratar um despachante, no entanto, gastar dinheiro com isso pode não ser o caminho para muito com donos. 

Anúncios

Pensando sobre isso vamos falar um pouco mais sobre quais os documentos são necessários para compra de carros novos e seminovos e como proceder nessa hora.

Quais documentos são necessários para comprar um veículo?

Documentos Para Comprar Um Carro
Documentos Para Comprar Um Carro. (Imagem: Reprodução)

A conta do veículo é algo que pode dar dor de cabeça para muitas pessoas, isso porque é necessário que você siga os passos a passos para a negociação e também tem em mãos os documentos necessários. Para isso fizemos um artigo em que você vai entender como é esse processo e quais são as documentações necessárias para comprar um carro novo ou seminovo.

Anúncios

 É de suma importância entender que a venda e a compra de carro pode ser uma tarefa bastante simples, mas é necessário ter informações para ter acesso a quais documentos são necessários para comprar um carro. Além disso, tem todo um processo para que você possa adquirir o veículo de maneira simples e rápida e não precisa contratar despachante e desembolsar ainda mais de mim.

Despachante de veículos é conhecido como despachante de trânsito. Este profissional fica responsável para ajudar o condutor a colocar a documentação do carro em dia. É através dele que muitas pessoas fazem a venda e compra de carros novos e usados e assim tem acesso a todos as informações que necessita para a negociação. Sobretudo, é necessário desembolsar um valor para esse serviço. 

Quais os serviços que o despachante exerce?

Despachante desempenha diversos serviços, como, por exemplo, o primeiro emplacamento do carro. Mas além, disso, o despachante também comunica sobre a venda de veículos, consulta de documento de veículos, segunda via de CRV e CRLV, transferência de veículo, alteração na placa, entre outras modalidades úteis para o condutor. 

Despachante online com serviços para facilitar ainda mais a vida do condutor. Com despachante online você tem dois paciente virtual que presta serviços através da internet. Sobretudo é igual ao procedimento do Despachante presencial. Contudo, este atua na internet e faz com que a funcionalidade do serviços sejam disponibilizadas com mais agilidade.

Como despachante online você apresenta os documentos e o serviço é igual e comparado ao presencial. Todas as funcionalidades que listamos acima os despachante online também faz. 

Veja a lista a seguir do que o despachante físico e online podem oferecer para a hora da venda e compra de veículos novos e seminovos:

  • primeiro emplacamento;
  • comunicação de venda;
  • consulta de débitos de veículos;
  • consulta de documento de veículo;
  • segunda via de CRVe CRLV;
  • transferência de veículo;
  • alteração na placa;
  • alteração de endereço residencial do responsável pelo veículo;
  • liberação de veículo apreendido;
  • troca de município no registro;
  • troca de estado no registro;
  • alteração de características do veículo;
  • vistoria;
  • baixa definitiva de veículo sucata.

Para comprar um veículo Quais documentos você deve apresentar?

Pois bem, chegou a hora de falarmos mais profundamente sobre Quais documentos você precisa para comprar um carro. Em geral, os documentos são os mesmos, sejam para veículos novos ou para compra de seminovos. Sobretudo os carros seminovos requer cuidados especiais e a etapa E os processos são um pouquinho diferente.

Por parte do processo, então, você deve apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. Esta documentação é necessário apresentar para quem tá vendendo o veículo, vale a pena entender como é o processo. Sendo assim, antes de finalizar a compra do veículo é necessário verificar a procedência e para isso peça o registro Nacional de veículos automotores Renavam. 

Acesse o site do Detran e confira se existem algumas pendências ou dívidas relacionadas a esse carro. É importante também que passa a análise do chassi e verifique se um número está conforme as partes do veículo. Isso tudo é importante, pois existe a possibilidade mesmo que remota de tratar de um carro clonado ou problemas posteriores com o novo proprietário, neste caso você. 

Logo após a aquisição do veículo e a pesquisa referente ao Renavam, placa e tudo mais que destacamos Nesta parte do artigo você precisa apresentar a documentação para que transação seja aprovada. 

— Aproveite para ver também como cadastrar no Cadúnico

O que fazer após a aquisição do veículo?

Comprar um carro carece de documentação, com isso é necessário que você após confirmar que vai comprar os veículos e a transação Ser aprovada veja abaixo a lista de documentos para compra de um carro que vão exigir de você.

  • RG, CPF e comprovante de residência – de quem vende e compra;
  • Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) preenchido e assinado pelo antigo dono;
  • Firma reconhecida em cartório;
  • decalque do chassi.

É importante ter atenção a esses detalhes, pois além desses é preciso também modificar a placa para o seu município, e deixar anexado o documento da vistoria e a autorização do emplacamento. Tudo isso é feito na hora da compra e venda de Veículo. O emplacamento e a modificação do seu município e vistoria deve ser feita pelo comprador. 

#Bônus – Como vender rápido meu carro 

É importante que você quando vai comprar ou vender um veículo preste atenção em alguns detalhes importantes. Para quem vai vender o veículo é necessário lavar bem o veículo e deixar ele limpo e bonito. Sobretudo, deixar a lataria sem arranhões e amassados, trocar os pneus se for o caso e checar se as luzes estão funcionando.

Fazer uma revisão no motor também é muito importante. Logo após isso você pode começar a publicar o seu veículo detalhando todas as especificações que ele terá.

Já para aqueles que querem comprar um veículo bom não se iluda, ao encontrar um carro que te agrade, seja no Facebook ou em alguma garagem, ou mesmo um carro de algum conhecido o melhor a fazer é se informar e levar no mecânico para saber se tudo está em ordem.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.