Empreendedorismo Corporativo: Conceitos, Vantagens e Mais!

Empreendedorismo Corporativo: Conceito, Vantagens e Muito Mais!

Anúncios

O conceito de empreendedorismo corporativo está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Desta maneira, é muito importante saber o que ele significa.

Para mais, saber o que é e como aplicar o empreendedorismo corporativo poderá ser um divisor de águas em sua carreira. Portanto, não deixe de praticar os conceitos que vai aprender.

Sendo assim, você vai conhecer as principais características do empreendedorismo corporativo e sua relevância para o dia a dia dentro de uma empresa. 

O que é empreendedorismo corporativo?

empreendedorismo corporativo
Empreender dentro da própria empresa onde trabalha (imagem:reprodução)

O empreendedorismo corporativo não demorou para se popularizar, pois é uma ferramenta acessível para muitos na hierarquia das empresas. Sendo assim, você não precisa ter um cargo alto dentro da instituição para aplicá-lo. 

Desta maneira, tudo o que você precisa saber é o que é o empreendedorismo corporativo e as formas de colocá-lo em prática. Se você é um colaborador da empresa, saiba que conseguirá aplicar o conceito sem problemas. 

Assim sendo, essa forma de empreendedorismo nada mais é que empreender dentro da própria empresa em que você se encontra. E, vale ressaltar, para isso, não é preciso ter um cargo de liderança. 

Anúncios

Para mais, o empreendedorismo corporativo também é conhecido como intraempreendedorismo. O intraempreendedorismo é a procura por soluções que vão melhorar a empresa, ajudar a incrementar novos processos e até mesmo desenvolver novos produtos.

Deste modo, o intraempreendedorismo ajuda a empresa a gerar mais valor e estabelecer sua cultura de maneira mais forte. Esse é um conceito em alta nas maiores empresas do mundo e que tem se mostrado muito eficaz. 

Para saber mais sobre empreendedorismo, o banco Santander possui cursos gratuitos e muito mais em sua plataforma (https://www.santander.com.br/universidades/empreendedorismo).

Anúncios

Além disso, por mais que ter um colaborador empreendendo dentro de uma empresa já consolidada seja incomum, gera muitos frutos. Desta forma, é uma relação onde as duas partes saem ganhando. 

Portanto, o intraempreendedorismo é uma ferramenta que ajuda tanto a empresa quanto os colaboradores que tomam a iniciativa a crescer. Por mais incomum que pareça, os resultados da aplicação são muito positivos. 

Conceito de empreendedorismo corporativo

De um ponto de vista mais técnico, o empreendedorismo corporativo possui um conceito inovador. Assim sendo, essa é uma forma de empreendedorismo desenvolvida dentro de um negócio já existente, com o objetivo de gerar mais valor ao mesmo.

Desta forma, o intraempreendedorismo tem duas bases em seu conceito: a inovação e a renovação. Ambas se complementam e fazem com que este conceito seja tão popular.

Na inovação, o foco está em criar novos produtos e sistemas para empresa, que vão agregar valor a mesma. Por sua vez, a renovação diz respeito a atualização e adaptação constante de técnicas e abordagens que já existem, para que não se tornem obsoletas. 

Vale ressaltar que o empreendedorismo corporativo tem sua aplicação em um contexto de grande competitividade. O mercado exige que a inovação e renovação aconteçam constantemente e esta é uma ferramenta para isso. 

Assim sendo, é possível afirmar que o intraempreendedorismo tem como seu principal objetivo revitalizar uma empresa através de sua estrutura organizacional. 

Para mais, se pensa em começar a empreender pela internet, não deixe de conferir o artigo empreendedorismo digital: vantagens de ser um empreendedor online!

Contar com produtos estáveis e técnicas tradicionais não é sinônimo de sucesso, ainda mais em um ambiente competitivo. Por isso a transformação a partir da estrutura organizacional é tão relevante dentro da empresa. 

Desta maneira, por o mercado estar sempre mudando e pelo tamanho da competição, o empreendedorismo corporativo se torna um caminho viável. 

Vantagens do empreendedorismo corporativo

Antes de aplicar o empreendedorismo corporativo na empresa onde trabalha, é importante conhecer suas vantagens. Desta forma, você terá uma ideia melhor e um direcionamento de onde esta ferramenta poderá te levar. 

Dito isso, com o intraempreendedorismo tendo espaço no ambiente de trabalho, muitos impactos positivos serão sentidos. Esses impactos positivos afetam a empresa como um todo e não apenas quem tomou a iniciativa com a ferramenta.

Portanto, o empreendedorismo corporativo tem um papel importante no crescimento das pessoas e da empresa como um todo. Sendo assim, com essa forma de empreendedorismo no ambiente de trabalho é notado um aumento na colaboração.

Ambientes corporativos podem ser locais onde a competitividade e individualidade reinam, mas este conceito incentiva os colaboradores a buscarem soluções em conjunto. Além disso, na hora de aplicar as melhorias, é preciso que todos se comprometam e trabalhem em equipe. 

É importante saber sobre qual a conexão entre empreendedorismo e carreira profissional, portanto não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto. 

Para mais, também é importante que as figuras de liderança estejam abertas a ouvir e trabalhar junto aos colaboradores em soluções, produtos, etc. 

Outra grande vantagem do intraempreendedorismo está no ganho de produtividade que vem com ele. Com colaboradores motivados e interessados em se empenhar, a produtividade aumenta consideravelmente. 

Sendo assim, quando os colaboradores estão envolvidos no ambiente empresarial, a sensação de pertencimento fica gigante. Desta maneira, quando se sentem pertencentes a um lugar, as pessoas se sentem mais inspiradas e motivadas para fazer o seu melhor. 

O empreendedorismo corporativo, vale destacar, é uma via de mão dupla: faz bem tanto para empresa quanto para colaboradores. Desta maneira, o crescimento acontece de maneira mútua, mas não para por aí. 

Valorização profissional e retenção de talentos

Em um ambiente de trabalho onde o empreendedorismo corporativo está presente, os colaboradores são mais felizes. Isso acontece por conta da sensação de pertencimento que passa a existir graças às novas práticas. 

Deste modo, como o intraempreendedorismo, muitos profissionais se valorizam no mercado de trabalho. Acontece que com a possibilidade de participar mais, muitos colaboradores brilham e desenvolvem suas habilidades. 

Uma das vantagens mais interessantes do empreendedorismo corporativo é justamente o desenvolvimento profissional. Muitas carreiras mudam para melhor com esta prática. 

Porém, acontece que, com o desenvolvimento profissional a rotatividade de colaboradores pode acontecer. Desta forma, é importante destacar que esta forma de empreendedorismo faz com que os profissionais queiram estar na empresa. 

Assim sendo, o intraempreendedorismo é um grande atrativo para os colaboradores continuarem na empresa, seja pelo fator pertencimento ou oportunidade de realmente mostrar seu trabalho. Portanto, a rotação de colaboradores em empresas com este tipo de ambiente é menor. 

Por fim, vale destacar que a redução de custos é outra das vantagens desta forma de empreendedorismo. Como muitos processos são aprimorados, é natural que exista uma necessidade menor de custos relativos ao mesmo. 

Além disso, com uma maior retenção de talentos e consequente diminuição da rotatividade de colaboradores, também há economia. Custos com desligamentos, treinamentos para novos colaboradores, entre outros são reduzidos. 

Desta maneira, o intraempreendedorismo pode se apresentar como uma solução para sua empresa, de várias formas. As suas vantagens se complementam e impactam positivamente o desempenho no mercado e a sensação de pertencimento dos colaboradores. 

O perfil do empreendedor corporativo

Antes de mais nada, qualquer pessoa é capaz de empreender, mas existem características que podem se destacar no ramo. Sendo assim, o empreendedorismo corporativo demanda algumas características das pessoas para sua aplicação.  

Primeiramente, a criatividade é indispensável para o empreendedor em um ambiente corporativo. Como ele vai buscar soluções, inovações e renovações, muitas vezes é preciso pensar fora da caixa ou olhar as situações de uma perspectiva diferente.

Sendo assim, a criatividade não poderá faltar e será uma das principais características para o colaborador se destacar. Com criatividade, você encontrará novas formas de enxergar antigos problemas.

Para mais, a visão sistêmica, ou seja, a capacidade de enxergar a empresa como um todo, também é importante. Um negócio precisa de diferentes setores para funcionar e, quanto mais de cada setor você conhecer, melhor.

Portanto, um bom intraempreendedor busca soluções para setores além do dele. É preciso olhar a empresa como um todo e buscar causar um impacto positivo em áreas que às vezes não são a sua.

Para desenvolver a visão sistêmica, você precisa estudar cada um dos setores da empresa. Entender quais são as vantagens e desvantagens e sua importância dentro da grande operação empresarial irá te ajudar a encontrar soluções de grande impacto. 

O foco é outro ponto que o empreendedorismo corporativo valoriza bastante. Estar focado em desenvolver suas soluções e se manter nelas, sem ficar mudando muito de perspectiva (não esquecendo de ser criativo) é muito importante.

Assim sendo, quando você dedica seu foco a um projeto ou solução, é um grande sinal de profissionalismo. É preciso estar focado no momento, sem dividir muito suas atenções e conhecer o que está apresentando para a empresa.

Comunicação e liderança

Quando falamos em empreendedorismo corporativo, não podemos esquecer que empresas são ambientes sociais. Sendo assim, são muitas pessoas que fazem parte dos diferentes setores e exercem diferentes funções dentro de um grande negócio. 

Uma das principais características que o empreendedor corporativo precisa apresentar é o relacionamento interpessoal. Não é possível fazer nada sozinho dentro de uma empresa ou na sociedade, então é essencial saber trabalhar em equipe e se comunicar bem. 

Além disso, um bom relacionamento interpessoal também diz respeito a conhecer pessoas de diferentes setores. Desta forma, você sempre estará integrado no que está acontecendo na empresa e será mais fácil desenvolver soluções para pontos que precisam de melhora.

Com um bom relacionamento interpessoal você cria conexões e poderá colaborar com diferentes setores em soluções. Para mais, quando sua ideia de inovação ou renovação estiver na fase de testes ou implementação, será possível um feedback ainda maior. 

Quanto à comunicação,  vai além de saber conversar e ser simpático, o que também é uma característica importante. Uma boa comunicação vai te auxiliar no momento de transmitir suas ideias. 

Desta forma, se você possui diversas ideias e sugestões, mas não sabe como compartilhá-las, é um grande problema. A comunicação é uma ferramenta indispensável no momento de apresentar suas soluções para a empresa. 

Por fim, um empreendedor corporativo é um líder natural, pois está buscando soluções para um bem maior. Além disso, o colaborador nessa posição incentiva os demais colaboradores a crescer junto a empresa. 

A liderança não tem relação com um cargo de chefia e é apresentada no dia a dia, com pequenas ações. Sendo assim, o empreendedorismo corporativo descobre, apresenta e cria muitos líderes para o ambiente de trabalho. 

Exemplos

Algumas das maiores empresas do mundo aplicam o empreendedorismo corporativo. Deste modo, vamos destacar duas delas: Google e DreamWorks. 

A DreamWorks é um estúdio de animação americano que se tornou muito popular no começo dos anos 2000, sendo a principal concorrente da Disney no ramo. Entre suas principais franquias estão Shrek, Como Treinar o Seu Dragão, Gato de Botas, Trolls e muitas outras.

Desta forma, a DreamWorks se tornou referência global no intraempreendedorismo. Em seu estúdio, todos os colaboradores podem enviar sugestões sobre os filmes que estão sendo produzidos. 

Sendo assim, qualquer colaborador, independente do cargo, poderá apresentar sugestões. Essa é uma forma muito democrática de empreendedorismo corporativo e a DreamWorks incentiva em suas produções.

Além disso, o estúdio faz questão de oferecer cursos para o desenvolvimento de seus colaboradores. Desta maneira, a moral está sempre alta e as pessoas estão preparadas para um ambiente corporativo democrático. 

Por sua vez, o Google é uma das maiores empresas do mundo no ramo da tecnologia e espera que seus colaboradores sejam empreendedores corporativos. Assim sendo, o Google está presente diariamente na vida de bilhões de pessoas.

Entre os serviços oferecidos pelo Google, a ferramenta de busca, o YouTube e o Gmail estão entre os mais conhecidos. Portanto, vale dizer que este último surgiu por conta do empreendedorismo corporativo

O Gmail foi criado pelo colaborador do Google, Paul Buchheit, que foi incentivado a trabalhar em seu projeto no ambiente de trabalho. Acontece que o Google incentiva que seus colaboradores, durante um dia de trabalho, dediquem 20% do seu tempo a projetos pessoais. 

Deste modo, o intraempreendedoríssimo possui essa capacidade de tornar o crescimento da empresa e dos colaboradores interligados. 

Conclusão sobre empreendedorismo corporativo 

O empreendedorismo corporativo é uma prática que grandes empresas adotaram e que trouxe muitas vantagens à elas. Desta maneira, ambientes onde essa cultura é incentivada costumam atrair profissionais. 

Primeiramente, esta forma de empreendedorismo acontece dentro de empresas que já existem, para maximizar seus resultados. Além disso, todos podem participar, pois o intraempreendedorismo não depende de cargos. 

Sendo assim, o principal objetivo desta ferramenta é solucionar problemas através de renovações e inovações. Esse é um tipo de empreendedorismo que ajuda no crescimento do colaborador e da empresa. 

Para mais, entre as vantagens do empreendedorismo corporativo está o aumento da produtividade, pois os colaboradores se sentem mais motivados em ambientes como esse. Portanto, a sensação de pertencimento e autonomia é responsável por fazer com que os profissionais queiram ficar no negócio.

Com o desenvolvimento de soluções para diversas áreas da empresa e menor rotação de funcionários, os custos também são menores. Desta maneira, o intraempreendedorismo se destaca por aumentar a produtividade e diminuir os custos. 

Quanto ao perfil do empreendedor corporativo, é esperado que esse seja criativo para encontrar soluções e olhar para situações com uma perspectiva diferente. Além disso, é preciso estar focado em seu projeto do começo ao fim.

Também é esperado que o intraempreendedor tenha um bom relacionamento interpessoal, para conhecer e agir nos diferentes setores da empresa. Para mais, a comunicação é crucial na hora de transmitir suas ideias.

Por fim, todo empreendedor corporativo é um líder, independente do cargo, pois inspira os demais colaboradores da empresa e incentiva na busca por soluções. Sendo assim, o empreendedorismo corporativo terá um impacto positivo para o ambiente das empresas onde for aplicado. 

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.