Anúncios
Existem muitas franquias de cinema no Brasil, cada uma delas com suas próprias características. Sendo assim, dependendo da cidade em que você mora, pode haver mais de uma franquia. Contudo, muitas cidades contam apenas com uma franquia ou até mesmo nenhuma. Neste caso, é possível enxergar uma oportunidade de introduzir uma franquia de cinema em sua cidade.
Dessa maneira, as franquias de cinema tem algumas diferenças entre si, mas todas funcionam da mesma maneira. Além disso, algumas possuem diferenciais que as fazem se destacar entre as demais alternativas. Portanto, é necessário conhecer a fundo cada franquia para optar por aquela que traz o melhor custo benefício.
Dito isso, as franquias de cinema podem se mostrar como negócios muito lucrativos. Em algumas ocasiões, um cinema pode se tornar uma referência em uma região. Dessa maneira, é preciso saber explorar o seu mercado e encontrar o melhor ponto, por exemplo. Assim, neste artigo você vai conhecer as principais alternativas de franquia para abrir um cinema e começar a lucrar.
O que são franquias de cinema?
Primeiramente, franquias de cinema são um tipo de negócio muito popular no Brasil e no mundo. Dessa maneira, o mercado brasileiro possui diversas alternativas de franquias de sala de cinema de qualidade. Contudo, muitas cidades do interior não possuem cinemas, com os interessados em ver um novo filme precisando recorrer a um cinema da região.
Desse modo, abrir uma sala de cinema pode se mostrar como uma das franquias de sucesso. Para mais, as opções de franquias que estão no mercado tem muito a oferecer. Essas empresas já possuem uma marca estabelecida e oferecem tecnologia, qualidade de vídeo e áudio e conforto em suas salas. Assim, ir ao cinema é muito mais do que apenas assistir um filme, é uma experiência que precisa ser satisfatória.
Anúncios
Sendo assim, ao optar por uma franquia, você estará entrando no mercado com uma marca que já é forte neste segmento. Dessa forma, você sai em vantagem com relação a concorrentes que buscam montar uma sala de cinema do zero. Isso porque o modelo de negócio da franquia já se mostrou viável e lucrativo.
Optantes por uma franquia, você recebe mais do que tecnologia e suporte com material. O seu negócio passa a fazer parte de uma grande rede, com processos padronizados que já passaram por testes e que são realmente efetivos. Dessa maneira, você não estará começando do zero e poderá implementar a franquia em sua cidade com todo o potencial e tecnologia que a rede oferece.
Anúncios
1 – Cinemark
Quando falamos de franquias de cinema, é impossível deixar de citar a rede Cinemark. Dessa forma, a Cinemark é uma franquia de cinemas global, sendo que a inauguração de sua primeira sala foi em 1984, nos Estados Unidos. Portanto, essa é uma franquia que possui uma grande tradição e que oferece as tecnologias mais modernas.
Dessa forma, a rede Cinemark é a maior franquia de salas de cinema do Brasil, com uma participação de cerca de 30% no mercado brasileiro. Para mais, a sede brasileira da rede fica em São Paulo, enquanto que a americana fica em Plano, Texas. Além disso, a Cinemark é a segunda maior rede de salas de cinema do mundo e a primeira colocada na venda de ingressos.
Sendo assim, a rede Cinemark é a mais popular em terras brasileiras e uma das mais inovadoras. O primeiro cinema desta franquia no Brasil teve sua inauguração em 1997, no Shopping Colinas na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. A expansão da marca não demorou para acontecer. Um grande marco na história da Cinemark no Brasil foi a abertura da primeira sala de cinema 3D da América Latina.
Por fim, o Cinemark possui parcerias com grandes empresas brasileiras, como é o caso do Banco Bradesco. Clientes do banco possuem benefícios exclusivos no Cinemark, por exemplo. Portanto, entre as principais franquias de cinema, essa se destaca por sua forte marca, pioneirismo e estrutura de qualidade.
2 – Cinesystem – Franquias de cinema
Por sua vez, a Cinesystem é outra das principais franquias de cinema no Brasil e sua sede fica na cidade de Maringá, Paraná. Portanto, essa franquia possui salas em 10 estados diferentes, marcando presença em todas as regiões do Brasil, com exceção do Centro-Oeste. Dessa maneira, a Cinesystem possui um parque exibidor de 26 complexos e 160 salas, com estrutura de ponta que inclui equipamentos 3D.
Além disso, pesquisas recentes da ANCINE (Agência Nacional do Cinema) apontam a Cinesystem como uma das 5 maiores redes do Brasil. Dessa forma, a rede surgiu em 1999 na cidade de Maringá, com seu primeiro complexo localizado no Maringá Park Shopping. Sendo assim, essa se trata de uma empresa 100% brasileira.
A Cinesystem não deixou de se expandir desde então e atualmente conta com uma forte presença em todo o país. Os complexos de salas de cinema da franquia são conhecidos pela sua qualidade e conforto, sendo referência no meio. Para mais, a Cinesystem está presente em 18 cidades brasileiras, oferecendo experiências únicas.
Em 2021, a rede Cinesystem adquiriu o Espaço Itaú Cinema, junto às suas unidades restantes. Desde então, a franquia vem administrando essas salas e expandindo o seu alcance. Dessa maneira, a Cinesystem é uma rede brasileira de salas de cinemas que conta com 25 anos de atuação no mercado. Seus complexos de salas de cinema se destacam por sua estrutura e qualidade.
3 – Cinépolis
Primeiramente, a rede de cinemas Cinépolis dispensa apresentações, pois é a maior da América Latina. Dessa maneira, essa rede está presente em 14 países diferentes, com uma operação que conta com mais de 4.500 salas. Assim, a Cinépolis chegou ao mercado brasileiro no ano de 2010, mas é a rede que mais cresce desde então. Portanto, se você procura por franquias de cinema em ascensão, não ignore essa.
Desse modo, a fundação da Cinépolis aconteceu no México em 1971, ou seja, a mais de 50 anos atrás. Desde então, a rede vem se expandindo e tem o segundo maior parque exibidor do Brasil, com 59 complexos e 434 salas. Portanto, a rede Cinépolis está presente em todas regiões do país, em 40 cidades que estão espalhadas por 20 estados diferentes.
Dito isso, a força dessa franquia na América Latina é muito grande e ela já marca presença nos principais países da região. Assim, além de Brasil e México, você encontra cinemas da Cinépolis nos seguintes países: Chile, Argentina, Colômbia, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Honduras e Peru. Além disso, a rede também possui salas de cinema na Índia, Espanha e Estados Unidos. Para mais, a sede da empresa fica na cidade de Morelia, no México.
Um grande diferencial que a Cinépolis tem com relação às concorrentes é sua maior quantidade de salas VIP. Para mais, a franquia utiliza a tecnologia 4DX, que proporciona experiências únicas e mais imersivas para seus clientes. Sendo assim, a Cinépolis é uma das maiores franquias do mundo. Sua presença no Brasil fica mais forte a cada dia e, atualmente, já é a segunda maior rede do país.
4 – Kinoplex – Franquias de cinema
A Kinoplex é uma rede de cinemas que tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro e anteriormente se chamava Cinemas Severiano Ribeiro. Dessa forma, a Kinoplex é a maior rede de cinema nacional e possui uma grande tradição no mercado. Portanto, a empresa está no mercado há mais de 100 anos e acompanhou todas as evoluções tecnológicas e mudanças na estrutura das salas de cinema.
Dessa maneira, a Kinoplex se destaca por sua longevidade entre as principais franquias de cinema. Portanto, em 1917, o Kinoplex foi fundado na cidade de Fortaleza, Ceará. Anos depois, a empresa mudou para o Rio de Janeiro e passou a expandir suas atividades por todo o Brasil. A história do cinema no Brasil tem relação direta com a kinoplex, que levou a primeira sala de cinema com som ao Rio de Janeiro, por exemplo.
Sendo assim, a Kinoplex é uma das 5 maiores franquias de cinema do Brasil, se mantendo muito popular mesmo com a chegada de concorrentes com capital internacional. Com exceção da região Sul do país, a Kinoplex está presente em todas as regiões, em 11 unidades da federação, num total de 19 cidades.
Por fim, a Kinoplex conta com um grande estrutura composta por 44 complexos e 272 salas de cinema. Contudo, 8 desses complexos e 64 salas de cinema são da Kinoplex em uma joint venture com a rede UCI Cinemas. Assim, a Kinoplex é uma rede de cinemas 100% nacional e que oferece uma estrutura de qualidade. Além disso, esta franquia tem conhecimento profundo do mercado brasileiro, pois está presente no mesmo há mais de um século.
5 – UCI Cinemas
Outra das franquias de cinema internacionais que possui uma forte presença no mercado brasileiro é a UCI Cinemas. Dessa maneira, a sigla UCI significa United Cinema International e está operando em terras brasileiras há mais de 20 anos. Portanto, essa rede de cinemas se destaca principalmente por seu pioneirismo no mercado.
Dessa forma, a UCI foi responsável por inaugurar as primeiras salas de cinemas com tecnologia digital no Brasil. Assim, as outras empresas acompanharam a mudança, que se tornou padrão do mercado. Além disso, a UCI também foi responsável pela introdução da tecnologia 4K nos cinemas brasileiros. As primeiras salas a exibirem filmes com essa resolução tiveram sua inauguração em 2010.
Dito isso, a sede da UCI Cinemas fica em Amsterdam, na Holanda, e a empresa possui operações na Alemanha, Portugal e Itália, além claro, do Brasil. Portanto, a franquia chegou no Brasil em novembro de 1997 e continua a se expandir até os dias de hoje. Para mais, a UCI Cinemas possui salas em joint venture com outras redes, como a Kinoplex e a Orient Cinemas.
Desse modo, a UCI Cinemas é uma rede de cinemas internacional que encontrou o sucesso no mercado brasileiro. Vale destacar que a rede possui diversas promoções para seus clientes e está presente em diversas cidades do país. Portanto, essa é uma das principais franquias de cinema que operam em solo brasileiro.
Escolhendo uma franquia
O mercado brasileiro possui franquias de cinema de sucesso, que em alguns casos são centenárias. Sendo assim, é preciso escolher muito bem a franquia ideal para seu negócio, pois este é um mercado extremamente competitivo e não são franquias de baixo custo. Neste caso, você precisará analisar cuidadosamente os principais prós e contras de cada alternativa para escolher a mais vantajosa para a sua cidade (e região).
Dessa forma, você deve levar em consideração uma série de fatores que vão impactar diretamente na operação do cinema. Por exemplo, você precisará entender qual é a quantidade de suporte que a franquia proporciona. Além disso, algumas redes são mais fortes em certas regiões do que outras. Não podemos esquecer também sobre a margem de lucro do negócio, é preciso considerar a porcentagem que a franquia recolhe.
Para mais, ter familiaridade com a história e a forma como a rede opera no mercado é indispensável. Dessa maneira, será possível desenvolver uma ligação mais profunda com a franquia e sua atividade. Um ponto importante quando se trabalha com franquias é a confiança no modelo de negócio. Assim, o franqueado deve conhecer e acreditar em sua escolha de franquia.
Por fim, a ANCINE disponibiliza materiais de apoio que serão úteis para te ajudar a abrir o seu negócio. Sendo assim, você consegue acessar esses materiais através do portal da ANCINE, que fica no site oficial do governo federal (www.gov.br). Desse modo, vale destacar que abrir um cinema não é barato, mas existem políticas de apoio à cultura que podem ajudar.
Conclusão sobre franquias de cinema
O Brasil possui um grande território, ou seja, existem muitas cidades onde um cinema poderia se tornar um negócio de sucesso. Dessa maneira, conhecer as principais franquias de cinema do mercado é essencial para encontrar a ideal para sua cidade. Além disso, muitas cidades se tornam referência neste tipo de programa na região, pois vários municípios do interior não contam com salas de cinema.
Sendo assim, a rede de cinemas americana Cinemark é a com maior presença no território brasileiro. A rede inaugurou seu primeiro complexo no Brasil em 1997 e, desde então, continua a crescer. Atualmente a Cinemark tem 30% de participação no mercado brasileiro. Por sua vez, a Cinesystem é uma franquia que surgiu em Maringá, cidade do Paraná. A estrutura da rede impressiona e a mesma está presente em todas as regiões do Brasil, menos no Centro-Oeste.
Entretanto, a rede de cinemas que mais cresce no país é a mexicana Cinépolis, que inaugurou sua primeira sala em terras brasileiras no ano de 2010. Assim, a franquia é a maior da América Latina e continua sua expansão no Brasil. Já a UCI Cinemas tem mais de duas décadas de atuação no mercado brasileiro e foi pioneira com as salas digitais.
Por fim, a Kinoplex é uma rede de cinemas centenária e 100% brasileira. Mesmo com o passar dos anos e aumento da concorrência internacional, essa rede brasileira com sede no Rio de Janeiro segue forte no mercado. Desse modo, não deixe de analisar todas as características das principais franquias antes de escolher a ideal para sua cidade.