IOF O que é e Para que Serve: Veja Como Pagar Menos Imposto!

IOF O que é, Para Que Serve e Como Calcular? Entenda!

IOF O que é e Para que Serve

Anúncios

Busca entender IOF o que é e para que serve? Esse artigo foi feito apenas para te ajudar a entender todas as informações sobre esse que é um dos impostos que está presente em diversas áreas de nossas vidas.

Antes de compreender o que é e para que serve IOF, precisa saber que ele não é importante somente quando faz uma viagem internacional, existem tantas áreas que o imposto sobre operações financeiras impacta, por exemplo, fatura do cartão, investimentos em renda fixa, contratação de seguro, entre outros.

Anúncios

Com isso em mente, vamos ao artigo para saber o que é e para que serve IOF, um dos tributos mais importantes do Brasil. Confira todo o artigo para entender a forma certa de pagar o imposto sobre operações bancárias.

O que é IOF?

IOF O que é e Para que Serve
IOF O que é e Para que Serve (Foto: Reprodução) Fonte: Freepik

Bom, o imposto sobre operações financeiras é extremamente importante para a economia nacional. Todas as pessoas pagam esse tributo, seja pessoa física ou jurídica, independente da operação financeira que for realizada, o imposto deve ser pago.

Anúncios

Então, se você visa fazer investimentos nacionais ou planeja viajar. Precisa comprar dólar ou solicitar um empréstimo, saiba que o IOF é um dos impostos que será cobrado de você.

Bom, todos os tributos têm uma função na sociedade. Em geral, e eles são destinados à saúde, educação, entre outras áreas importantes para estabilizar a qualidade de vida da população.

Para que serve o IOF?

Por mais que a boa parte dos impostos tenha as finalidades mencionadas anteriormente, o IOF tem uma função diferente. Ele serve como uma métrica de como está indo à economia do país.

Ele consegue determinar, se as pessoas estão investindo muito dinheiro ou estão realizando diversas viagens, pontos positivos que demonstram um crescimento na economia nacional.

 No entanto, nem sempre que o IOF está em alta é um bom sinal, como ele também serve para uma estimativa do número de empréstimos que estão sendo feitos, entre outras operações onde as pessoas acabam realizando dividas longas, ele também pode significar uma queda no crescimento nacional.

Logo, mais importante do que o quanto de imposto sobre operações financeiras está sendo arrecadado é a fonte daquele tributo. A partir disso, o Chefe do Executivo em parceria com o Ministro da Economia e diversos especialistas da área conseguem determinar qual a situação da população e trazer estratégias para melhorar a situação financeira.

Quando exatamente o IOF é cobrado?

Existem muitas situações que o imposto sobre operações financeiras é requerido. Sobretudo, citaremos aqui as situações mais cotidianas em que você tem que pagar esse tributo.

  • Ao usar o cartão de crédito para fazer compras internacionais, dependendo do valor do bem, ele pode ser taxado e precisará pagar o tributo.
  • Comprar qualquer moeda estrangeira como a aquisição de dólar, por exemplo.
  • Sempre que faz um resgate sobre um investimento, o IOF está presenta na taxação.
  • Na contratação de seguro, seja ele de vida ou de automóvel.

IOF o que é e para que serve: quanto precisa pagar de tributo?

Em primeiro lugar, não há uma resposta certa para isso, tudo depende do valor e também do tempo que realiza a operação financeira. Confira as principais situações logo abaixo.

IOF sobre empréstimos

Bom, quando você realiza o empréstimo são cobradas muitas tarifas. Devido à natureza da operação financeira. O IOF é um dos menores tributos cobrados. Aproximadamente 0,38% sobre o valor total do valor e também é acrescido 0,0002% por dia.

Importante salientar que o imposto sobre operações financeiras também será incidido sobre os financiamentos. Sendo cobrado a mesma tarifa, no entanto, o único modelo de financiamento que não figura o IOF é o financiamento imobiliário.

IOF o que e para que serve: Valor cobrado sobre compra de moeda estrangeira

Bom, quando você está compra uma moeda estrangeira é necessário ir até uma casa de câmbio ou efetuar a compra através de bancos com esse serviço, como o PicPay, por exemplo. Esse tributo, incide sobre 1,1% do valor total da compra ou venda de moeda.

Valor pago para transferências internacionais.

Primordialmente, esse tributo é um pouco peculiar para transferências internacionais, tendo em vista que ele possui taxações diferentes conforme o destinatário do dinheiro.

Aqueles que estão enviando dinheiro para amigos ou parentes vão ter que pagar apenas 0,38%. No entanto, se você for transferir o dinheiro para uma conta própria, ou seja, uma conta que é sua, tem que pagar 1,1%.

Quanto é pago de imposto sobre operações financeiras em investimentos?

Se trata de investimentos, o imposto sobre operações financeiras é cobrado principalmente na renda fixa,. Ademais, o ideal é que deixe as aplicações financeiras o maior tempo possível o investimento rendendo, pois os impostos vão se reduzindo com o tempo.

Além disso, aqueles que esperam mais tempo para fazer o resgate conseguem ter maior lucro, por conta dos juros compostos. Sobretudo, o IOF é cobrado nos seguintes investimentos:

A porcentagem cobrada começa em 96% e conforme os dias vão passando isso vai sendo zerado, ao todo, levam 30 dias para não pagar o tributo sobre seus investimentos. No entanto, fique atento, pois o prazo para pagar uma taxa mais baixa no imposto de renda é bem mais longo.

Taxação sobre compras internacionais

O IOF incide sobre diversas compras internacionais, mas a principal delas é aquela feita através do cartão de crédito, onde a porcentagem cobrada é de 6,38%.

Então toda vez que comprar ou vende rum produto, precisa se preocupar com essa taxa.

Como calcular o IOF?

Bom qual foi o cálculo do IOF é extremamente simples de ser feito para que você consiga compreender da melhor forma possível utilizaremos como exemplo uma compra feita com o cartão de crédito.

Suponhamos que comprou um celular que convertido para o Real custe R$3.000,00, isso multiplicado por 0,0638, ou seja, 6,38%, será taxado em aproximadamente R$191,40 reais.

O que é e para que serve o IOF: conclusão

Agora você sabe o que é e para que serve o IOF, sendo um importante tributo brasileiro que ajuda a controlar a economia e definir se o Brasil está crescendo o seu PIB ou diminuindo.

Ele é cobrado sobre todas as operações financeiras. Como investimentos e compras na internet. Ensinamos como pode fazer o cálculo do tributo anteriormente.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.