Jovem Aprendiz Senai: Entenda Como se Incresver

Jovem Aprendiz Senai: Como Trabalhar e Quanto Ganha? Entenda!

jovem aprendiz Senai

Anúncios

Pensa em trabalhar como jovem aprendiz Senai, mas não sabe como funciona o processo para ingressar na empresa? O Senai é o maior meio de ensino para adolescentes na atualidade. São muitas as pessoas que gostam da instituição e planejo trabalhar nela.

Logo, para conseguir ter sucesso e entrar como jovem aprendiz Senai é preciso entender todo o passo a passo para se inscrever no programa e também descobrir a melhor forma de tornar a sua experiência na empresa completa.

Se continuar lendo esse post, verá todos os benefícios e também todos os direitos trabalhistas do  jovem aprendiz Senai possui. Está no lugar certo para encontrar todas as informações que precisa.

O que é o programa Jovem Aprendiz?

jovem aprendiz Senai
jovem aprendiz Senai

Primordialmente, o programa jovem aprendiz surgiu para facilitar o acesso ao mercado de trabalho para pessoas que ainda estejam no ensino médio ou que até mesmo terminaram, mas ainda não receberam uma oportunidade.

O Senai sendo uma empresa dedicada ao ensino, sempre oferece diversas vagas para jovem aprendiz, buscando proporcionar uma primeira experiência e também fazer com que eles entrem no mercado mais facilmente. A grande vantagem de fazer o jovem aprendiz no Senai é a oportunidade de cursos, pois há  diversas áreas diferentes onde pode estar atuando e adquirindo um conhecimento valioso para depois encontrar emprego em outra instituição. Boa parte dos cursos fornecidos no Senai estão atrelados a aprendizagem industrial.

Anúncios

Como funciona a aprendizagem industrial Senai?

Bom, o Senai como explicamos anteriormente, é uma empresa destinada ao oferecimento de cursos profissionalizantes. A modalidade industrial é oferecida para jovens que tenham entre 14 e 24 anos, pois esse é um dos requisitos para trabalhar como jovem aprendiz.

Nessa aprendizagem industrial a pessoa irá receber um treinamento onde estará se preparando através dessa formação técnica para depois trabalhar com aquilo e receber uma boa quantia. Aliás, aprendizagem industrial é totalmente gratuita.

Anúncios

Como escolhem as pessoas que participam do programa Jovem Aprendiz Senai?

Bom, diferente da maioria das empresas que o processo seletivo é feito através de uma entrevista com o setor de recursos humanos, o Senai faz esse processo de uma maneira um pouco diferente.

Para concorrer é necessário fazer uma prova de 60 questões que envolvem conteúdos básicos da matemática, português e ciências. Aqueles que atingirem as melhores notas vão conseguir a oportunidade de participar do programa jovem aprendiz Senai e obter o curso gratuito da aprendizagem industrial.

Aliás, isso acaba sendo ótimo para quem não possui contatos para ingressar em uma instituição, pois tudo dependerá da sua dedicação aos estudos para conseguir atingir uma boa nota e ganhar a oportunidade. Esteja sempre verificando no site oficial do Senai, pois é por lá que as oportunidades são divulgadas. Todos os anos as vagas são abertas, então preste atenção a elas para não perder a oportunidade.

Quem tem direito a participar do processo seletivo?

Primordialmente, já mencionamos o primeiro requisito que é ter a idade entre 14 e 24 anos. Além disso, é preciso que a pessoa ainda esteja na escola, cursando o ensino médio. No entanto, acabaria sendo limitado muito acesso às pessoas caso somente os estudantes pudessem participar.

Sendo assim, se você terminou a escola, mas, ainda não conseguiu uma oportunidade de trabalho, também consegue ingressar no processo seletivo jovem aprendiz Senai.

Quanto ganha quem faz parte do Jovem Aprendiz Senai?

Bom, aqueles que conseguem passar no exame, recebem uma bolsa de R$1.369,00. Contudo, funciona exatamente como um trabalho CLT.

Isso significa que precisara cumprir o horário determinado pela empresa, normalmente o trabalho é feito em 6 horas e ficará em um setor determinado pela empresa onde realizará todos os debates que forem encaminhados. Saiba também que, o trabalho funciona de segunda a sexta. Também existem direitos trabalhistas do jovem aprendiz que você precisa estar conhecendo.

Tem como fazer carreira no Senai?

Infelizmente, se você começar como jovem aprendiz Senai, saiba que não poderá seguir carreira após o fim do contrato.

Normalmente, empresas privadas que disponibilizam esse programa da lei de aprendizagem, como, por exemplo, o jovem aprendiz Adidas, o estudante pode acabar conseguindo uma oportunidade para trabalhar na instituição e trilhar carreira nela após o fim do contrato de jovem aprendiz.

No entanto, o Senai é uma empresa estatal, isso significa que para trabalhar lá definitivamente é preciso passar em um concurso público. Nada impede que após a experiência na aprendizagem industrial você comece a procurar oportunidades te concurso para conseguir ingressar de vez no Senai e construir uma carreira.

Como estudar para a prova do Senai?

Bom, se você realmente quer se tornar um jovem aprendiz Senai é importante que comece a estudar pelas matérias que tem dificuldade. Logo, a escola consegue te dar um bom direcionamento sobre isso. Normalmente as pessoas têm muita dificuldade na matemática durante o exame, principalmente devido ao tempo que acaba por ser mais apertado devido ao número de questões.

É importante também que esteja procurando um cursinho preparatório como o Descomplica, por exemplo. Aliás, essa acaba sendo mais uma excelente oportunidade para você se preparar não apenas para a prova do Senai, mas também para vestibulares como o Enem e conseguir entrar em uma universidade pública.

Sobretudo, deve também pegar provas antigas que conseguem encontrar no próprio site da empresa e fazer regularmente simulações. Uma dica extra para conseguir passar no exame é fazer uma prova antes mesmo de começar a estudar para ter uma noção daquilo que realmente tem dificuldade. Verifique também a nota de corte, então é só estudar e realizar o máximo de provas antigas que conseguir.

Conclusão sobre o jovem aprendiz Senai

Ser um jovem aprendiz Senai não é algo simples, pois o processo para conseguir ganhar essa oportunidade é demorado devido ao processo seletivo ser feito pelo exame.

 Acaba por ser uma excelente alternativa para  quem busca se desenvolver enquanto recebe uma bolsa de um salário mínimo. Além disso, diversas outras vantagens são vistas como ter que desenvolver disciplina e aprender a lidar com o dinheiro. Confira todos os posts relacionados algo abaixo.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.