O que é Plano de Carreira Profissional? Entenda!

Plano de Carreira: O que é Como Montar o Seu. Confira!

O que é Plano de Carreira Profissional

Anúncios

Obter sucesso na carreira, exige muito mais do que dedicação, é preciso uma grande organização e entender o que é plano de carreira profissional é uma das coisas essenciais para atingir o ápice na sua profissão.

O plano de carreira profissional é um planejamento que delimita o que o colaborador pode alcançar dentro da empresa. Isso é uma forma de incentivar o crescimento na profissão e também a atualização do funcionário.

Anúncios

Além disso, a partir do momento que a pessoa adquire uma certa estabilidade financeira acaba não se movendo apenas pelo dinheiro, mas, por novos desafios. Por conta disso, hoje o plano de carreira em si, é o que mais motiva as pessoas a estudar mais e se tornarem profissionais mais qualificados.

Por conta disso, ambos acabam saindo no lucro, o assalariado por receber um aumento. Enquanto a empresa terá uma pessoa qualificada que entrega mais resultado. Dessa forma, hoje já não se fala em demitir um funcionário e contratar outro, se visa formar aquele que já está na instituição, para que este crie uma carreira profissional ali.

Anúncios

Então, para ajuda você a conseguir entender o que é plano de carreira profissional e como montar um, esse artigo foi criado. Fique conosco e conseguirá entender como determinar seus próximos passos na empresa.

O que plano de carreira profissional?

O que é Plano de Carreira Profissional
O que é Plano de Carreira Profissional; Fonte: Freepik (Foto: Reprodução)

Toda carreira profissional exige esse plano que consiste em uma hierarquia na instituição financeira, onde o funcionário consegue alcançar cargos mais altos, desde que, ele atenda as competências necessárias. Seja uma formação em nível superior, cursos disponibilizados pela empresa, aprender um novo idioma ou qualquer outra coisa que a instituição requeira. Logo, o plano de carreira envolve:

  • Promoções;
  • Salários mais altos;
  • Exigência de mais responsabilidade;
  • Obtenção de novos conhecimentos;
  • Experiencias novas;
  • Melhora na qualidade de vida.

Entenda que estruturar um plano de carreira não é nada difícil, mas, exige de você, esforço, organização e dedicação. Então, quer aprender a montar um plano de carreira? Continue lendo!

Passo a passo para criar um plano de carreira

Agora que já compreende o que é, chegou a hora de delimitar sua carreira profissional, então, veja o passo a passo e compreenda tudo que deve ser feito.

1. Tenha metas claras

A partir do momento que você entra em uma instituição e quer fazer carreira nela, deve traçar metas para conseguir chegar ao cargo que deseja. Essas metas devem ser sempre reais, nada de achar que vai chegar à liderança em um ou dois anos.

Dependendo do tamanho da empresa que está, pode levar 10 ou até 20 anos para atingir um cargo elevado. Então, seja realista, seu plano não deve ter metas exorbitantes e nem ser pessimista demais, defina as metas, respondendo às perguntas abaixo.

  • Em qual cargo quero estar daqui a 5 anos?
  • Quanto vou estar ganhando?
  • Em oito anos, faltaram quantos cargos para atingir sua meta?
  • Qual curso ou conhecimento preciso obter para conseguir chegar ao topo?
  • Vai levar quantos anos para atingir o cargo de liderança?

A partir disso, seu plano de carreira profissional estará mais próximo de se tornar uma realidade, mas, lembre-se de ser realista e objetivo. Metas não são sonhos, devem ser traçadas com cuidado e sempre com o pé no chão.

Já tem uma ideia dos objetivos? Então vamos para o próximo passo, que sem dúvida é o mais importante!

2. Trabalhe para atingir seus objetivos

Muitas pessoas planeiam de carreira profissional, mas infelizmente acabam desistindo rápido demais. O desafio para atingir a meta não é a criação da estratégia e sim a constância e a dedicação para se qualificar e realmente buscar ser um profissional mais qualificado.

Sempre comece com as metas pequenas, como ler um livro sobre o assunto que deve estudar e com o tempo estará mais próximo de atingir o objetivo.

A maioria dos profissionais acaba estagnando em algum momento por conta da comodidade, mas, o mercado está sempre se atualizando, isso exige do colaborador que almeja atingir cargos elevados uma constância grande.

Uma dica extra que te ajudará é dividir o plano em meses, como assim? Por exemplo, se você é advogado em um grande escritório e busca um cargo de gerenciamento de pessoas. Pode colocar como meta mensal o posicionamento de líder na empresa, no outro, o início de uma pós-graduação. Assim, atingirá tudo que foi determinado na sua estratégia de carreira profissional. Dessa forma, verá, depois de um ano, que é um profissional muito melhor e pode negociar uma promoção.

3. Entenda o que pode fazer há mais para atingir seu objetivo

Conforme você for avançando na estratégia perceberá que pode fazer coisas a mais para atingir a meta mais rápido. Por exemplo, ser comunicativo e conseguir auxiliar as pessoas faz com que elas entendam o seu valor.

Outra coisa que pode fazer para acelerar todo o processo é conversar com pessoas que estão hoje em cargos elevados. Sem dúvida, elas erraram muito até chegarem nesse ponto e você pode aprender com elas. Isso evita que cometa as mesmas falhas. Deve sempre demonstrar interesse por aprender coisas novas, pessoas estagnadas acabam ficando para trás e uma das melhores formas de receber novas oportunidades é sempre se mostrar disposto a aprender mais.

Conclusão sobre o que é plano de carreira profissional

Bom, agora você compreende o que o plano de carreira profissional, nada mais é do que uma estratégia traçada de maneira realista, buscando atingir um cargo na instituição financeira que trabalha atualmente.

Seguindo todos os passos mencionados aqui conseguirá obter sucesso na sua profissão. O mais importante sem dúvida é realmente colocar em prática aquilo que determinar. A diferença entre aqueles que alcançam seus objetivos dos que apenas tem sonhos está na constância e na execução das atividades que devem ser feitas.

Então você tem um plano de carreira profissional?  Caso a resposta seja não, é uma boa ideia montar uma, o que acha? Deixe nos comentário suas ideias e dúvidas.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.