Planilha De Controle Financeiro: Modelos Para Baixar

Planilha De Controle Financeiro: Modelos Para Baixar

Planilha De Controle Financeiro

Anúncios

Tenha acesso a melhor forma de fazer uma planilha de controle de gastos pessoais e financeiros mensais no Excel.

O que devemos lembrar quando fazemos uma tabela de controle de gastos financeiros? Essa é uma pergunta que todos fazem quando vão aplicar as técnicas para ter uma tabela e todo o controle de gastos pessoais e financeiros que você tem ao mês. No entanto é importante entender como planejar essa tabela, uma vez que existem 3 tipos de gastos: gastos essenciais, gastos úteis e gastos supérfluos.

Anúncios

É importante se perguntar também qual a função dessas categorias. Sobretudo, a planilha de controle financeiro de gastos pessoais mensais é algo para que você entenda o que está fazendo com seu dinheiro. Hoje preparamos dicas importantes para que você tenha em mente como formular uma tabela de gastos. Separando nestas categorias que falamos acima, terá ainda mais visão a respeito do que é essencial, o útil e supérfluo.

Além disso, você também terá acesso alguns modelos que podem ser úteis para utilizar na hora de fazer o seu controle mensal. Confira todas nossas dicas abaixo.

Anúncios

Porque ter uma planilha de controle financeiro?

Vamos entender um pouco por que ter uma planilha de controle financeiro faz bem para nosso salário principalmente. Devemos destacar aqui que quando você está fora de controle é de praxe chegar a data do recebimento do seu salário e dias a depois você já ter pouco dinheiro em caixa.

Em muitos casos vivo se você for uma pessoa descontrolada pode até mesmo deixar de pagar alguma por esquecimento ou por que gastou o dinheiro antes da data. Sendo assim não em uma planilha de controle financeiro deve-se destacar Datas e valores vivo uma vez que o vencimento é essencial para você não perder o controle ao pagar suas contas.

O que ocorre na verdade é que as pessoas ao receber seu salário ou dinheiro uma prestação de serviço ou mesmo com a sua empresa dá a impressão de que vai sobrar então se antes de você fazer o controle colocar tudo certinho na planilha sair gastando pode vir a se prejudicar com isso.

Você não é assim, é de suma importância que tenho uma planilha para controlar os gastos e assim terão financeiro organizar. É por isso que hoje vamos trazer alguns exemplos e te ensinar como deve fazer uma planilha de controle financeiro bem feito viva simples e atual.

Outro detalhe importante vem por é não se esquecer de ter uma agenda e também colocar na planilha todas as dispo presas, boletos e contas na data correta para não correr o risco.

Mas afinal, uma planilha de gastos para controle financeiro é essencial e você vai entender que através dá anotação de tudo o que você compra paga e aluga pode separar os dinheiros corretamente para fazer com que suas finanças se torne um pouco mais rentáveis.

Como é feita uma Planilha De Controle Financeiro?

Planilha De Controle Financeiro: Modelos Para Baixar
Planilha De Controle Financeiro, saiba como fazer. (Imagem: Reprodução)

Em geral ouvimos sempre alguma especialista falar o quanto é importante ter controle financeiro. Atualmente com acesso à internet temos também a possibilidade de aplicativos e sites que nos ajudam com isso. Além disso, através do Excel você tem a facilidade de criar categorias e visualizar perfeitamente todo o seu gasto e assim pode controlar e ainda fazer mudanças a hora que bem entender.

Muitas pessoas dizem o quanto é complexo as fórmulas do Excel e com isso fica difícil criar uma planilha bem estruturada. Contudo, o que se sabe é que esse programa é um dos melhores para que você crie categoria e tenha como finalidade a possibilidade de personalização de dados para ter controle.

O Excel para quem não sabe é usado para todo tipo de controle, seja no trabalho para controlar o fluxo de vendas e de funcionários, bem como na escola para controlar faltas ou mesmo a nota dos alunos. É, no entanto, um excelente programa como ferramentas úteis para que você que quer ter total controle de suas despesas possa obter.

O acesso aos seus recursos pode parecer complexo, mas o que pouca gente sabe é que você encontra modelos prontos na internet. Isso facilita muito, principalmente, para aquelas pessoas que não sabem mexer no Excel. Sendo assim, vamos ajudá-los com isso. Antes de tudo, é importante que entendam sobre as categorias e quais são as contas essenciais, úteis e supérfluas.

Colocando assim suas contas, gastos e compras, podem ajudar a visualizar melhor os dados e valores. Então, vamos aprender como fazer isso junto e ainda a construir um plano financeiro mais simples e eficaz.

Mas o que temos que nos preocupar na planilha?

Sobretudo, com o controle financeiro você consegue organizar melhor o seu dia, mês e até ano. O que significa é que têm que colocar na planilha absolutamente todos os seus gastos, sem que deixe faltar qualquer um deles. Muitos especialistas dizem que até mesmo os mínimos detalhes é necessário, ou seja, os centavos que você gasta durante o seu mês.

Temos uma ideia sobre isso diferente, pois se você colocar seus gastos essenciais, úteis e aqueles supérfluo descartáveis você pode fazer com que o seu dinheiro pelo menos sobre ao final do mês basta que você tenha o consenso de separar certinho a quantidade de dinheiro que vai gastar em determinado categoria.

Pois bem ver a melhor coisa a fazer agora é entender por que das categorias por sinal logo após isso você também vai entender quais são as informações e dados principais para colocar em sua planilha e por que ajeitar isso com muito cuidado é algo que vai te ajudar em muito na hora do controle financeiro.

Porque as categorias e como funcionam?

Agora vamos falar um pouco sobre as categorias são necessárias em sua planilha de controle financeiro. Separamos aqui três categorias que são primordiais para a hora que você recebe o seu salário mensal. A primeira delas é a categoria “essenciais”, corresponde às contas essenciais que você não pode de maneira nenhuma deixar de pagar ou deixar em atraso.

Isso tudo é relativo, uma vez que há pessoas que têm contas essenciais que outras não têm. Sendo assim, é primordial que você faça um apanhado do que você tem das suas contas e o que você não pode jamais deixar de pagar. Vamos dar exemplos aqui como uns, ou seja, as contas que são as mais comuns entre a população.

1. O que colocar na categoria “essenciais”

Apropriado que você coloque nessa categoria “essenciais” as contas de importância, ou seja, luz elétrica, água, gás, compras do mês, medicamento, o que mais cuidados com o Pet. Entretanto, essas são a as contas em que você não pode deixar atrasar e nem mesmo deixar para depois vê-la uma vez que conta de luz, alimentação, água e gás, por exemplo, são itens que você utiliza para sua sobrevivência. Então, caso você tenha entendido bem, as contas essenciais são aquelas que são primordiais para a sua subsistência no decorrer do mês vivo caso você tenha uma empresa essas contas essenciais podem mudar, ou seja, a internet pode ser algo que você não pode ficar sem.

Então, é necessário analisar o que é essencial tanto para sua vida em casa.  Quanto para com o seu trabalho caso você seja uma autônomo ou dono de alguma empresa. Então, faça um apanhado disso primeiramente bom tchau logo após isso você terá total entendimento do que é essencial para colocar na sua tabela a partir daí você escreva essenciais e embaixo da tabela Excel coloque todas essas contas.

O que muitas pessoas gostam de fazer também é ao receber o salário de envelopes com as demandas de categoria essencial, úteis e dispensáveis e assim fazer a conta e já deixar o dinheiro ali reservado. Então, caso você tenha colocado em pauta essa categoria e categorizado cada conta.

A partir dela você pode deixar separado um envelope com os dizeres essenciais. E assim quando chegar às contas você colocar o valor na tabela E também deixar a quantia armazenada no envelope.

Essa é uma ótima opção para você não se perder e também não gastar aquele dinheiro em bobagem, visto que caso você fique com o dinheiro em mãos pode vir a gastar desnecessariamente e se prejudicar com essas contas como o nome já diz são essenciais para nossa subsistência.

Inclua nas contas essenciais:

  • Aluguel, 
  • Contas de água,
  • Luz,
  • Telefone,
  • Internet,
  • Condomínio,
  •  Gás,
  • Alimentação básica,
  • Transporte,
  • Seguros,
  • Saúde,
  • Higiene,
  •  Impostos.

Como posso economizar com gastos essenciais?

Será que é possível economizar com os gastos essenciais sem ter problemas com minhas contas mensais. Essa é uma pergunta que muitos fazem principalmente aqueles que estão tendo problema no orçamento. Os gastos essenciais têm como peculiar a moradia, água, luz e o gás. Então para que você consiga economizar nesses itens é necessário que você comece a entender o quanto banhos demorados podem ser cruciais para a sua desorganização e gastos excessivos.

Então uma das formas de gastar menos com os gastos essenciais é reduzir, por exemplo, o banho. Além disso, é crucial que você tem em mente que a sua casa precisa de reparos. Então, procure Star sempre observando o que está precisando de reparos. Uma ótima opção para economizar luz e de identificar se não tem vazamentos onde você mora. Pequenos problemas isolados podem fazer com que os cálculos de sua finança fiquem altos. E com isso a drenagem do seu orçamento fica menor.

Economizar, então, é algo que dá pra fazer até mesmo com os gastos essenciais. É importante ressaltar que o que muitos querem é esbanjar e terem suas necessidades diversão para o seu cotidiano, mas nada impede que um banho demorado aconteça somente uma vez por semana. Assim que melhorar seus gastos você volta a sua rotina normal, mas preste atenção nisso.

Outra dica importante e a respeito da energia elétrica ponto tchau tente manter o equilíbrio na hora de deixar aceso ou em e stand up os seus aparelhos vivo com, por exemplo, um microondas, a televisão e outros.

2. O que colocar na categoria “úteis”

Agora vamos entender o que são as contas úteis, um tanto importantes bem como as contas essenciais, porém com a destreza de poder atrasar. Sobretudo as contas úteis são boletos de compras o algo que você pretende comprar mais ainda não é essencial para a sua vida e sim desejo.

Enquanto as contas básicas são tidas como despesas e que você precisa para a sua sobrevivência as contas úteis são classificadas como gastos que não são essenciais para a sua vida como, por exemplo, academia. Devemos destacar que cuidar da saúde é bom, porém há muitas pessoas que com o salário mais regrado pode não ir à academia aquele mês. Sendo assim, essa é uma mensalidade de conta básica ou útil, porém não é essencial para a subsistência.

Diferentemente das contas com alimentação, gás, gasolina principalmente para aqueles que utilizam do automóvel para trabalhar estudar entre outras coisas. Então podemos chamar esses gastos de úteis ou necessários, mas que adequados ao nosso orçamento podem sim ter uma preocupação menor diferentemente da luz, telefone, água etc.

Então podemos colocar nos gastos necessários ou úteis o carro particular, academia, educação privada, dentista, assinaturas de streaming, clube entre outras coisas. Esse tipo de gasto é um gasto que você pode deixar de pagar vivo, ou seja, você pode incerto mês que não está muito bom de dinheiro deixar de pagar a academia, ou seja, não ir àquele mês e voltar daqui algum tempo. O clube é a mesma coisa esses são gastos necessários, porém não tão essenciais para a sua subsistência.

Inclua nas contas úteis:

  • Carro particular,
  • Academia,
  • Cursos,
  • Diarista,
  • Assinaturas de streaming,
  • Clube

É importante que você faça um apanhado também desse item bem como o anterior e veja o que é essencial necessário para que você possa colocar na sua planilha e assim ter tudo moldado para que no final do mês caso esteja escasso de dinheiro possa tirar os necessários, ou supérfluo que é o que vamos falar agora.

3. O que colocar na categoria “supérfluos”

Agora vamos para a categoria do supérfluos aqueles itens que você pode dispensar da sua vida. Essa categoria serve para colocar ações e atividades que tem um preço a pagar porém não são necessárias.

Em outras palavras, caso você não o faça não terá problema nenhum em sua vida. Sobretudo, são artigos de luxo, bebidas, alimentação fora de casa e mesmo tratamentos estéticos. Com isso separamos alguns que é dever estar em sua lista.

Contudo, não é para descartar dos seus gastos e sim deixá-los em terceiro plano.

Gastos com roupas, artigos de luxo, cigarro, alimentação em restaurantes, viagens, tratamentos estéticos, cosmético, jogos, passeios entre outros podem ser supérfluos para quem quer fazer um controle de gastos.

Sendo assim, em sua planilha esse ficará no terceiro plano, ou seja, depois que você fizer o pagamento das contas essenciais, básicas é que vai analisar o supérfluo do seu cotidiano. Esta terceira ser descartado alguns itens caso seu salário esteja apertado.

Inclua nas contas Supérfluos:

  • Roupas,
  • Cigarro,
  • Restaurantes,
  • Tratamento estético,
  • Viagens,
  • Jogos,
  • Apostas,
  • Cafés,
  • Artigos de luxo,
  • Bebidas alcoólicas e não alcoólicas,
  • Vinhos e outras.

Como fazer a planilha de controle de gastos?

Então, vamos ao que interessa fazer uma planilha de controle financeiro com todos os gastos e tudo que ensinamos acima. Todos sabem o quanto é complicado lidar com dinheiro, não é uma tarefa tão fácil ainda mais quando não se tem o controle. Como já falamos no decorrer do artigo, nossas finanças devem ser bem administradas viu uma vez que faltas e educação financeira para muitos. O que ocorre é que no final do mês. Estas mesmas pessoas que se afligem com o orçamento se perguntam: para onde meu dinheiro foi parar?

De acordo com isso separamos aqui as categorias que você colocará na sua planilha de controle financeiro. Basta lembrar, que isso já é o início de uma educação financeira então construa sua. Todo mês você deve abrir a sua planilha e colocar os gastos e também quais os recebidos para que consiga visualizar melhor seu orçamento. Existem, no entanto alguns tipos de planilha de controle financeiro online que você pode utilizar tanto no celular bem como no seu notebook.

Hoje separamos alguns modelos e você vai entender certamente como funciona. Fazer a planilha de gastos no Excel é interessante, porém muitas pessoas não sabem como mexer no programa.

É por isso que muitos aplicativos foram desenvolvidos para que você possa ter a disponibilidade de uma planilha de controle de gastos completo. Sendo assim conheça agora alguns dos principais modelos e fique por dentro dos detalhes de cada um.

1. Planilha de controle Mobillis

Vamos começar falando sobre a planilha de controle financeiro pessoal online Mobillis. Você pode ter a planilha automática na Palma da sua mão, pois está disponível tanto para Android quanto para iOS. E caso prefira tem disponível também na web. Então de maneira simples e terá total controle dos gastos e não passará mais por apuros financeiros a partir daí.

Ferramentas

Com essa planilha você terá algumas funções essenciais para que a sua vida financeira mude. Com a planilha de gastos automática você terá a conexão à suas contas bancárias, gerenciamento dos cartões de crédito, relatórios por categoria mensal dos gastos vigor planejamento financeiro através da ferramenta completa que somente Mobillis oferece e um assistente financeiro artificial que vai te ajudar durante o dia a dia com os seus problemas.

Como funciona?

Esta é mais uma solução financeira que te dá acesso a planilha de controle de gastos pessoais para obtê-la é muito simples veja o passo a passo e faça você mesmo.

Comece a usar:

  1. Acesse o site no computador ou celular;
  2. Faça o cadastro online;
  3. Adicione suas primeiras contas e cartões;
  4. Clique em card “despesas”.

Percebeu como é simples agora que está instalada a planilha de gastos Mobillis preencha com as seguintes informações dentro dar sua tarefa. Em resumo, acesse a tela despesas e comece assim a organizar suas finanças. Clique em nova despesa para começar. Agora preencha com os dados: data, valor, descrição, categoria e assim clique para salvar.

2. Planilha Excel BM&FBovespa

Faça o download dessa planilha com fórmulas para que você tenha a possibilidade de controlar o seu dinheiro e outros gastos. É importante ressaltar que essa planilha funciona de forma bastante parecida com aqueles cadernos de saída e entrada de dinheiro.

Com ela você tem todos os detalhes bastos colocar o valor. É uma ótima opção para você que quer controlar os gastos financeiros e ainda ter acesso a outro negócio sem opções.

Em outras palavras, organizar os gastos e registrar algumas categorias que já estão implementadas na configuração da tabela.

Faça o download aqui!

3. Planilha detalhada

Esse tipo de planilha serve também para a empresa bom sinal mas você que quer fazer um controle pessoal da despesas também pode estar satisfeito. Contudo esse é um tipo de planilha de controle de gastos que devemos analisar mês a mês e também o que estamos poupando no ano inteiro. Contudo chama-se mais detalhada, pois dá detalhes cruciais de como está sua vida financeira. Esta é uma planilha de controle de gastos em que fica separada a renda despesas dinheiro e poupança.

Faça o download aqui!

4. Planilha de gastos XLS

Uma planilha para quem tem gastos diários e quer ter total controle de suas finanças. Neste caso o controle financeiro é uma planilha é essencial para que você não saia fora do contexto e não adquira dívidas.

Com a planilha sheiks você controla os gastos diários através de diversas categorias durante os dias de semana. Com isso você pode colocar todos os gastos sejam eles máximos ou mínimos diários ou mensais como, por exemplo, açougue, almoço, café, cinema entender para onde seu dinheiro está indo.

Faça o download aqui!

Dicas para economizar

Pronto esses são 3 exemplos de planilhas de controle de gasto, uma delas é através do aplicativo, contudo as outras 2 você pode utilizar no Excel. O que devemos levar em conta agora referente à educação financeira é como podemos economizar um pouco mais, principalmente agora que o controle de gasto está todo colocado em pauta dentro da planilha.

Este é um assunto em que muitas pessoas têm dificuldade em entender, a educação financeira sendo essencial para a sua vida. Importante ressaltar também que dar uma educação financeira fortalecida para seus filhos os tornará mais conscientes dos gastos. Então indicamos vou usar vocês alguns pontos cruciais para que você possa economizar.

Uma vez que, não basta ter uma planilha que controle seus gastos, devemos também estar atentos se não estamos gastando mais do que necessário. Fazer essa anotação diária de tudo o que você está gastando é importante principalmente para as pessoas que utilizam do cartão de crédito.

É interessante então ter em mente alguns detalhes cruciais para que você possa economizar e também ter total controle de gastos e adquirir uma educação financeira sólida.

1. Anote seus gastos

Já falamos bastante sobre isso no decorrer do artigo, uma vez que estamos falando sobre controle de gasto e anotações deste em sua planilha. É importante ressaltar que controlar os gastos excessivos ao mês é algo que fará com que você tenha mais autonomia com o seu dinheiro. Então separando os gastos conforme citamos acima pode ser a oportunidade de enxergar melhor pra onde está indo seu salário. Então o primeiro ponto são as planilhas de controle de gasto financeiro, faça o download de alguma que você gostou e em seguida comece o processo. É importante também que separe os gastos que usa no cartão de crédito mesmo que estes sejam parcelados.

2.Compras

Tomar cuidado com as suas compras também é necessário para que tenha mais controle em suas atividades financeiras. Sendo assim indicamos aqui que as compras de grande valor são essenciais que você faça na hora certa. Em outras palavras, adiar grandes compras pode ser uma oportunidade e alternativa de economizar. Então, se está precisando de algum item, móvel, objetos e fazer isso quando tiver dinheiro em mãos. A compra a vista é uma alternativa para ter o preço mais baixo.

3. Caiu pagamento, pague

Quando cai o pagamento geralmente ficamos felizes com todo aquele dinheiro vivo e o que primeiro fazemos é gastar. É com isso que você pode se atrapalhar com suas dívidas. Os boletos, empréstimos, cartão de crédito e outras contas tem data certa, uma vez que ao não pagar no dia terá sérios problemas com os juros.

Isto é o oposto de economizar. Sendo assim esta dica é valiosa quando o dinheiro do pagamento cair já pague todas as contas. Sendo assim, o que restar você pode direcioná-lo para as contas não essenciais e ainda sobrar para o supérfluo.

Então não deixe de fazer isso, principalmente com as contas fixas, cartão de crédito que tem juros altos e despesas que podem t taxas extras. Contudo essas são as mais prejudiciais uma vez que os juros do banco são excessivos e altos para aqueles que atrasam as parcelas.  

4. Descontos

Outra dica essencial para quem gosta e quer fazer economia são os descontos. Todos os produtos pagos à vista tem 10% de desconto, isso é quase uma regra e devemos prestar atenção para pedi-lo. O desconto é ótimo principalmente para as pessoas que estão fazendo economia então não custa perguntar. Esta é uma dica essencial principalmente para as pessoas que compram à vista, então não deixe de solicitá-lo.

5. Refeições

Outro modo de obter economia é te cuidado referente às refeições no trabalho. Em alguns casos as pessoas que trabalham fora tendem a levar marmita, o que é bastante saudável e pode ser uma alternativa para quem quer economizar.

Então, quando precisar comer fora de casa fazer refeições por conta do trabalho guarde o vale refeição e poupe seu dinheiro disso, uma vez que alternativa da marmita é saudável tanto para sua saúde quanto para o seu bolso.

6. Passeios grátis

Procure por eventos gratuitos em sua cidade, ou seja, peças de teatro, exposições, cinema, programas ao ar livre entre outros. Em geral somos forçados a pagar por nos divertir e na hora do lazer, mas em toda a cidade há um lugar para encontro ao ar livre, ou uma programação gratuita e cultural. Aproveite se disso para economizar. Cidades maiores tendem a ter mais eventos grátis e ao ar livre os passeios com bicicleta, caminhadas no horto Florestal da sua cidade e eventos possíveis que tem pelo menos a entrada gratuita.

7. Faça lista de compras

Mas a última dica é a lista de compra. Isso pode parecer dispensável, mas saiba que quando você sabe exatamente o que vai comprar no mercado o seu dinheiro rende mais. Ficar vagando pelas prateleiras e corredores do mercado pode te levar a comprar em excesso.

Sendo assim fazer uma lista com tudo o que precisa é essencial para economizar, então não perca tempo. Existem mercados que oferecem através do aplicativo ou de modo físico a lista de compras para que você marque todos os itens que quer comprar aquele mês. Além disso, facilitar a vida e dar mais eficácia às suas compras você economiza e muito em seu bolso.

Resumo: planilha de controle de gastos

Aprendeu como fazer uma planilha financeira para controle de gastos? No mais você só precisa baixar as planilhas já feitas e modificar os itens, é muito simples. Caso tenha gostado deixe um comentário Márcia ainda ficou dúvidas pergunte, pois temos as respostas pra você com conteúdos todos os dias.

Então, pense a respeito sobre o controle de gastos excessivos, e tenha em mente todas as dicas que demos hoje para que você tenha isso com mais sabedoria. A educação financeira vale a pena e você faz gratuitamente.

Não deixe de pensar a respeito viva colocar os seus gastos na planilha e tentar seguir todos os nossos aconselhamentos.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.