Tipo de Comércio Eletrônico: 8 Principais - Entenda os Detalhes

8 Melhores Tipos de Comércio Eletrônico

Tipo de Comércio Eletrônico

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Quer encontrar o tipo de comércio eletrônico perfeito? Bom, saiba que existem diversas alternativas no mercado. Cada modelo de negócios funciona de uma maneira diferente, com uma oscilação na margem de lucro e principalmente no investimento inicial.

Ter um comércio eletrônico, significa abrir um Ecommerce, ou seja, uma loja virtual como a Amazon, por exemplo. Contudo, o tipo de comércio eletrônico que optar, dirá muito sobre a empresa que esse tornará.

Não se preocupe, as principais informações sobre o comércio eletrônico serão explicadas detalhadamente e conseguirá decidir qual é o tipo de comércio eletrônico ideal para o seu objetivo. Vamos aos detalhes sobre os vários tipos de Ecommerce que pode abrir.

O que é um Ecommerce?

Tipo de Comércio Eletrônico
Fazendo compra no comércio eletrônico (Fonte: Pexels)

O Ecommerce nada mais é do que um empreendimento digital. Através dele uma loja é criada para efetuar vendas seja de um segmento específico, como no caso da Kabum (comércio eletrônico especializado em produtos de tecnologia) ou fazer venda de produtos de diversas áreas, esse é o caso da empresa de Jeff Bezos.

Sobretudo, como existem muitos tipos de comércios eletrônicos, o processo de criação vai muito além do site, bem como questões de logística e marketing.

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Principais tipos de comércio eletrônico

Tem muitos tipos de comércios eletrônicos e mostraremos todos eles agora para que você entenda detalhadamente o processo de venda dessas empresas.

1. Business to Consumer

Em primeiro lugar aparece esse tipo de comércio eletrônico, o B2C é um tipo de loja virtual onde a instituição realiza a venda direto ao consumidor. Basicamente há uma ligação direta entre a instituição e o cliente.

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Este é o empreendimento mais adequado para varejistas, o maior exemplo disso é a Magazine Luiza, uma empresa que atua nesse tipo de empreendimento. Elas são intermediária de vendas e precisam acumular o produto em seu estoque,  eles possuem um grande volume de informações sobre os produtos e usam diversas estratégias para levar o cliente até a compra.

2. Tipo de comércio eletrônico: Consumer to Business

Esse é um modelo completamente distinto, como se uma pessoa estivesse tentando vender o seu produto á uma empresa. A diferença é que se trata de uma pessoa física que está tentando convencer uma pessoa jurídica de que o produto que ela possui é o ideal.

Por exemplo, quando uma empresa deseja realizar alteração no design do seu site. Ela pode abrir um processo seletivo para que pessoas que trabalham com isso mostrem seu serviço, mas, apenas um deles será escolhido para o cargo.

3. Business to Business

Esse é o tipo de empreendimento onde uma empresa vende seu produto ou serviço para outra instituição. Esse é o tipo de comércio eletrônico comum que acontece entre fornecedores (atacadistas) e empresas de varejo.

O exemplo mais clássico de  rendimento serão os supermercados. Normalmente, a margem de lucro não é tão elevada nesse tipo de empreendimento, pois é preciso concorrer com os demais do mesmo segmento, o que é algo bastante comum.

4. Tipo de comércio eletrônico: Consumer to Consumer

A relação entre consumidor e consumidor acontece principalmente nas revendas. É comum que haja um intermediário entre eles, por exemplo, OLX e Mercado Livre. Eles permitem que as pessoas disponibilizem os produtos que já não querem mais ou simplesmente desejam vendê-lo para comprar outro melhor e mais novo.

As empresas que fazem esse intermédio sempre tem algumas políticas visando garantir a segurança de quem está comprando. Por exemplo, fazer com que a pessoa que está vendendo somente receba o dinheiro quando o produto estiver nas mãos do comprador. Então, se você planeja abrir esse tipo de comércio eletrônico, planeje muito bem, esteja atento para garantir que ambas as partes estejam seguras.

5. Business to Administration

Ademais, nessa modalidade a negociação é feito entre uma empresa e administração pública, ou seja, algum órgão do governo. Algo muito comum de ser feito é a terceirização de um serviço.

O poder judiciário faz muito isso com os serviços de segurança, contratando as pessoas através de uma empresa privada. Também é comum que isso seja realizado por municípios, principalmente no setor de construção.

Contudo, as instituições devem passar por uma licitação, somente assim poderão fazer negócio com a administração pública. O processo envolve diversas empresas, a administração pública que decidirá qual a que mais se adéqua ao que está sendo buscado.

6. Tipo de comércio eletrônico: Citizen to Government

Nesse caso, o cidadão está negociando diretamente com o governo. Por exemplo, na contratação de pessoas para efetuar trabalhos no setor de saúde e educação. Esse modelo não é muito comum, mas, quando acontece o governo precisará implementar medidas para poder recorrer aos serviços da pessoa.

7. Direct to Consumer

Esse é o tipo de empreendimento onde a empresa vende o produto diretamente para o consumidor. É comum que uma empresa de marca renomada faça isso. Por exemplo, Nike e Adidas.

8. Tipo de comércio eletrônico: S-Commerce

Essa é a abreviação para Social Commerce, basicamente , a loja virtual faz uma correlação com as mídias sociais, interagindo com o público e gerando uma forte conexão com o público.

Esse é o modelo que mais tem crescido, pois ele faz com que ocorram vendas diretas, ou seja, pessoas que viram um anúncio ou procurar o que desejavam no site e encontraram o produto, mas também vendas indiretas daqueles que conheceram a loja na rede social, passaram a conhecer e gostar, mas, a compra não foi feita naquele momento.

Entre as diversas modalidades de comércio eletrônico mencionadas aqui, essa é a que mais vem se destacando, pois as redes sociais são uma forma de entretenimento e também de divulgação.

Conclusão

Bom, esses são os principais tipos de comércio eletrônico. Uma das melhores ferramentas para criar uma loja virtual é utilizar o Ecommerce Shopify, se trata de uma instituição focada em ajudar as pessoas a criarem uma excelente loja online.

Existem muitos tipos de comércio e cabe a você decidir aquele que mais se adequa ao que está buscando. O lado bom de ter um comércio eletrônico é que, o investimento é baixo quando comparado a um empreendimento físico. Envie esse post para amigos que também desejam empreender.

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