Consumo de Etanol no Brasil: Principais Vantagens!

Consumo de etanol no Brasil: Importância, benefícios e mais!

consumo do etanol no brasil

Anúncios

O consumo de etanol no Brasil aumentou e a tendência é que a procura por este tipo de combustível seja cada vez maior. Sendo assim, o etanol não é derivado do petróleo, diferentemente da gasolina. Além disso, a maioria dos veículos (especificamente carros e motos) modernos podem utilizar os dois tipos de combustível sem afetar sua performance.

Dessa maneira, o aumento do consumo do etanol no Brasil está acontecendo graças a diversos fatores. Portanto, você entenderá tudo sobre o etanol e também as razões pelo aumento em sua procura. Para mais, o etanol é um combustível que oferece diversas vantagens para os automóveis. Desse modo, você precisa conhecer os benefícios que este combustível que não deriva do petróleo tem a oferecer. 

Dito isso, entender sobre o consumo do etanol no Brasil vai te ajudar a se planejar para os próximos anos, pois a tendência é que exista uma procura cada vez menor por combustíveis que derivam do petróleo. Já o etanol, este deve se tornar a principal alternativa de combustível para carros e motos. 

O que é etanol? – Consumo de etanol no Brasil

Primeiramente, o consumo de etanol no Brasil possui uma grande relevância para o dia a dia da população. Dessa forma, se você possui um carro ou uma moto, com certeza sabe o que é o etanol. Entretanto, é necessário entender sua importância para o mundo moderno e as razões que levaram ao aumento de seu consumo no Brasil. 

Sendo assim, o etanol se trata de um biocombustível, ou seja, que possui origem vegetal. Dessa maneira, para fazer o etanol acontece a fermentação de amido e outros açúcares. Existem dois tipos principais de etanol: o hidratado e o anidro. A grande  diferença entre eles é a quantidade de água em sua composição, sendo que no anidro a água chega a 0,5%,  enquanto que no hidrato pode chegar até 5%. 

Portanto, o anidro é um tipo bem mais puro de álcool, pois possui uma quantidade consideravelmente menor de água em sua composição. Dessa forma, o uso do anidro não é nos automóveis, mas sim em solventes, tintas e outros produtos. Já o etanol hidratado é o que você encontra nos postos de abastecimentos. 

Anúncios

Desse modo, o etanol é uma alternativa de combustível muito mais sustentável e versátil que a gasolina. Portanto, esse biocombustível mais sustentável possui um papel fundamental para a transição energética. Na transição energética, os países buscam por combustíveis e produtos que tenham um menor impacto ambiental, o que chamamos de economia global de baixo carbono. Assim, o etanol se destaca por emitir cerca de 80% menos gases de efeito estufa na atmosfera quando comparado a gasolina. 

Crescimento do consumo

O consumo de etanol no Brasil e no mundo deve aumentar significativamente durante os próximos anos. Desse modo, esse aumento deve ter como um de seus principais motivos a busca por alternativas mais sustentáveis aos combustíveis que provêm do petróleo. Além disso, acontece uma intensificação na agenda de descarbonização no setor de transportes. 

Anúncios

Sendo assim, um relatório desenvolvido por especialistas, o “Ethanol in Global Market Overview 2023-2027” estipula que as políticas governamentais são cruciais para o sucesso da agenda de descarbonização. Dessa maneira, cabe aos governos globais incentivar a produção e o uso do etanol, por se tratar de um biocombustível muito menos nocivo para o meio ambiente. 

Portanto, no Brasil, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) projeta um aumento considerável para os próximos anos quanto à oferta de etanol. Na safra de 2022/2023, o Brasil produziu cerca de 31 bilhões de litros do biocombustível. Por sua vez, a estimativa é que aconteça a produção de até 51 bilhões de litros de etanol até o ano de 2033. É possível acompanhar as principais variações na produção de etanol através do site da EPE (www.epe.gov.br).

Dessa forma, os resultados atuais quanto a produção do biocombustível no Brasil são otimistas. A safra de 2023/2024 apresentou resultados recordes, com cerca de 36 bilhões de litros de etanol produzidos. Para mais, com relação ao consumo, este também demonstra resultados positivos. Em maio de 2024 a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis) divulgou que houve um aumento anual de 56,6% quanto ao consumo de etanol no Brasil

Vantagens do etanol

É preciso destacar que o aumento no consumo de etanol no Brasil representa uma mudança muito positiva e que precisa acontecer. Sendo assim, não é viável continuar investindo em combustíveis que derivam de petróleo por uma série de fatores. Além de não serem renováveis, os combustíveis que derivam de petróleo causam um impacto muito negativo no meio ambiente. Dessa forma, alternativas de biocombustíveis como o etanol são muito bem-vindas. 

Entretanto, as vantagens do etanol vão além do impacto consideravelmente menor no meio ambiente. Portanto, o seu veículo também poderá desfrutar dos benefícios deste biocombustível. Dessa maneira, o etanol deixa o motor de seu veículo mais limpo. Isso acontece pois o biocombustível não é um hidrocarboneto, ou seja, não deixa tantos resíduos no motor. 

Além disso, quando comparamos o etanol à gasolina, podemos chegar a conclusão que o biocombustível dá mais potência para o motor do seu carro. O etanol possui maior poder calorífico e, assim, é capaz de dar mais torque e potência para o motor do automóvel. Como dito anteriormente, o etanol é muito mais sustentável. Sua produção utiliza cana de açúcar ou milho como principais componentes. 

Os carros contemporâneos apresentam tecnologias que permitem a utilização de etanol constantemente. Portanto, você não precisa se preocupar em utilizar o biocombustível só às vezes, pode usar sempre. Por fim, o etanol possui o preço mais baixo que a gasolina, permitindo assim uma economia considerável que impacta positivamente no consumo familiar. Desse modo, o custo-benefício do etanol é melhor se o mesmo estiver até 70% do valor do combustível derivado de petróleo. 

Conclusão sobre consumo de etanol no Brasil

O consumo de etanol no Brasil apresenta aumento significativo, assim como de maneira global. Atualmente, está acontecendo uma intensificação para a troca do uso de combustíveis que derivam do petróleo por alternativas que causam um menor impacto ao meio ambiente. Neste contexto, o etanol se destaca por possuir características muito mais sustentáveis. 

Dessa maneira, o etanol é um biocombustível que tem como principais ingredientes o milho ou a cana de açúcar. Além disso, existem dois tipos principais de etanol, sendo que o hidratado é o utilizado em veículos. Portanto, a produção de etanol faz parte da agenda de descarbonização e demonstra resultados positivos atualmente. 

Sendo assim, a produção de etanol no Brasil tem previsão de chegar a 51 bilhões de litros em 2033. Enquanto isso, na safra referente a 2023/2024, o Brasil produziu aproximadamente 36 bilhões de litros do biocombustível, uma quantidade recorde. Para mais, o consumo do etanol no país também apresenta resultados ótimos. Em maio de 2024, por exemplo, o país apresentou um aumento de 56,6% com relação ao consumo nacional deste biocombustível. 

Por fim, o etanol apresenta diversos benefícios para o meio ambiente e para os veículos. A composição do biocombustível faz com que ele emita até 80% menos gases de efeito estufa que a gasolina. Para mais, o etanol apresenta excelentes vantagens para o seu carro, sujando menos o motor, por exemplo. Para mais, o consumo de etanol no Brasil se destaca por ter preços mais acessíveis e dar mais potência para o motor de seu carro. 

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.